Presidente luso condecora 21 personalidades das comunidades e estrangeiros

Mundo Lusíada
Com Lusa

 

O Presidente de Portugal Cavaco Silva iniciou em 09 de junho um fim-de-semana dedicado às comemorações do 10 de Junho, num programa que, além das cerimônias institucionais, incluiu uma visita à Mouraria e um almoço com portugueses de sucesso.

O programa oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, iniciou às 10h, com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a depor uma coroa de flores no túmulo do poeta português, no Mosteiro dos Jerónimos. Alguns minutos depois, Cavaco Silva e a mulher foram ao Largo dos Jerónimos, onde embarcaram no elétrico da Carris nº 15, com destino à Praça do Comércio.

Lá, aconteceu a cerimônia do içar da bandeira e guarda de honra militar, seguindo-se a sessão solene de boas vindas da Câmara Municipal de Lisboa, no Pátio da Galé, com intervenções do presidente da autarquia, António Costa, e do Presidente da República. Foi inaugurada também a exposição “O Fado e o Cinema” e, depois, descerrada uma placa de homenagem da Câmara Municipal de Lisboa ao chefe de Estado.

Na Fundação Champalimaud, Cavaco Silva esteve com personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas atividades profissionais.

Entre os convidados para o almoço estiveram os atores Diana Chaves, Joana Santos e Diogo Morgado, os medalhas de ouro no campeonato da Europa de canoagem 2011 David Fernandes, Emanuel Silva e Fernando Pimenta, a judoca campeã da Europa Telma Monteiro, o presidente da associação dos jovens empresários, Francisco Maria Balsemão e o ‘chef’ José Avillez.

Os realizadores João Canijo e João Salaviza, o piloto Hélder Rodrigues, os arquitetos Marta Brandão e Mário Sousa, os investigadores Renata Gomes e Miguel Soares estiveram também entre os 28 convidados para o almoço.

Já no final da tarde, o presidente português visitou um dos bairros mais populares de Lisboa, a Mouraria, seguindo depois para uma receção oferecida pelo presidente da autarquia, no miradouro do Chão de Loureiro.

No domingo, o dia começou com a tradicional cerimônia militar comemorativa do 10 de Junho, este ano ocorrido na Praça do Império, onde Cavaco Silva fez o primeiro discurso do dia. No Centro Cultural de Belém, teve início a sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com intervenções do presidente da comissão organizadora do 10 de Junho e do chefe de Estado. A tarde, na doca de Pedrouços, Cavaco Silva assistiu à cerimônia de largada da etapa de Lisboa da Regata Volvo Ocean Race.

E a noite, no Palácio de Belém, aconteceu a sessão de apresentação de cumprimentos do corpo diplomático, terminando com um jantar oferecido pelo presidente no jardim da Cascata do Palácio de Belém.

 

Homenagens

O Presidente de Portugal atribuiu condecorações a 21 personalidades das comunidades portuguesas e cidadãos estrageiros, por ocasião do Dia de Portugal.

Entre eles, o jornalista da agência Lusa António Caeiro, delegado da agência Lusa em Pequim, condecorado como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Outro agraciado é o filantropo norte-americano Robert W. Wilson, distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Homem de negócios, Robert W. Wilson foi fundador do fundo de conservação do patrimônio que tem apoiado o restauro de patrimônio em Portugal, nomeadamente o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e jardins do Palácio de Queluz.

Dennis Cardoza, um cidadão norte-americano membro do congresso dos EUA e descendente de portugueses, foi condecorado como Grande Oficial da mesma Ordem.

Renato Roldão, presidente do conselho consultivo empresarial português em Pequim e único representante português na câmara de comércio UE-China, agraciado como Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Foram condecorados como comendadores da Ordem de Mérito, Abraão Freitas Valinhas, empresário no setor da restauração e ‘catering’ no Brasil, Albano Parente, empresário no setor do ensino e proprietário de colégios no Brasil, António Andrade Mendes, empresário e antigo responsável do clube luso-brasileiro de Belo Horizonte, e António Manuel Oliveira Soares de Castro, diretor executivo da Martinfer para a Europa Central e vice-presidente da câmara de comércio Polônia-Portugal.

Receberam ainda as insígnias de comendador da Ordem de Mérito, António Nuno Cabeleira de Sousa, vice-cônsul de Portugal em Paris, Claudinor de Oliveira Ferreira Salomão, empresário nos EUA ligado ao associativismo cultural e desportivo, João Carlos Reis Freitas, conselheiro das comunidades madeirenses para o Reino-Unido, e José da Silva, diretor hoteleiro em Genebra e membro da câmara de comércio e indústria da mesma cidade suíça.

José Ivo Gouveia de Sousa, conselheiro das comunidades portuguesas na África do Sul, José Maria Petinga Eustáquio, presidente da Aliança de Clubes do Ontário e impulsionador das comemorações do Dia de Portugal em Toronto, Mário José Andrade Ferreira, empresário e presidente da associação da comunidade portuguesa em Pretória, e Silvério Soares da Silva, dirigente de organizações de turismo na África do Sul, foram igualmemte condecorados como comendadores da Ordem do Mérito.

Como Oficiais da mesma ordem, distinguidos Alberto Carvalho, superintendente do departamento de escolas públicas no condado da Flórida, Elsa Godfrin, presidente da associação France-Portugal-Europe, José Maria de Freitas Cardoso, padre no “bairro português” em Montreal e criador da universidade dos tempos livres para a terceira idade, e Maria dos Anjos Vidigal Castro, que foi cônsul honorária de Portugal em Darwin durante 21 anos e prestou assistência aos portugueses em Timor-Leste.

Na classe do mérito industrial da Ordem do Mérito Empresarial, foi condecorado como comendador o empresário Carlos Alberto da Cunha Oliveira, proprietário de um grande grupo na cidade da beira.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: