Prêmio Empreendedorismo na Diáspora Portuguesa recebe candidaturas

Mundo Lusíada

Foi lançada, no final de janeiro, a terceira edição do Prêmio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, que distingue portugueses que se destacaram no exterior. Com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, o prêmio tem por objetivo homenagear os portugueses que se evidenciaram pela sua ação empreendedora e inovadora no meio empresarial, entre os mais de cinco milhões de lusos que vivem e trabalham fora de Portugal.

Uma iniciativa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, também estimula o aprofundamento das relações entre Portugal e os cidadãos estabelecidos no estrangeiro, e dos respectivos países de acolhimento.

As candidaturas para esta terceira edição podem ser entregues por cidadãos portugueses residentes no estrangeiro no site www.cotecportugal.pt/diaspora/ até dia 26 de Março. Os destinatários são cidadãos portugueses que, na data da candidatura, residam no estrangeiro há mais de cinco anos.

“Este prémio é um forte incentivo à cooperação entre Portugal, a Diáspora Portuguesa e os países que a recebem. Os empresários que a COTEC tem envolvido e premiado têm um papel determinante na projecção do nosso país e, pelo conhecimento profundo dos mercados onde se inserem, representam um grande valor, que pode e deve ser relevado e aproveitado”, afirmou Filipe de Botton, presidente do Júri.

Na edição de 2009, foram recebidas 68 candidaturas, provenientes de 24 países de quatro continentes e de vários setores de atividade, do financeiro ao desporto, da ciência ao turismo. Os vencedores foram Manuel Eduardo Vieira – radicado nos EUA e o maior produtor e distribuidor de batata-doce biológica no mundo – e Paulo Taylor de Carvalho – fundador da Ebuddy na Holanda, uma plataforma para contatar pessoas em todo o mundo, com mais de 70 milhões de utilizadores.

Dentre os integrantes do júri, o prêmio conta com personalidades da Fundação Calouste Gulbenkian, da Espírito Santo Saúde, do Grupo Pestana, do Grupo Sonae, além do consultor para a Sociedade do Conhecimento da Casa Civil do Presidente da República, Jorge Portugal, e do representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A cerimônia de entrega da terceira edição do Prêmio, presidida pelo presidente português Aníbal Cavaco Silva, acontece dia 8 de Junho de 2010 em Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend