Poveiros de São Paulo promovem a “Festa de São Martinho” com folclore, bacalhau e castanhas

Por Odair Sene

O presidente da casa Lino Lage e Jorge Rosmaninho. Confira Galeria >>

Em 12 de novembro, a Sociedade dos Poveiros de São Paulo esteve cheia de amigos, convidados e associados para a tradicional Festa de São Martinho. Teve a famosa bacalhoada, com outras opções, teve o Raízes de Portugal, grupo ligado à entidade, e teve a principal atração: as castanhas, que aliás, estavam a ser preparadas pela poveira mais experiente no assunto, a Dona Fernanda, que trabalhou (segundo a própria) por 30 anos com o produto em Portugal. Ao Mundo Lusíada ela disse que conhece isso como seu sangue, que corre nas veias.

Segundo o presidente, Lino Lage, a tradição da Póvoa de Varzim tem que ser lembrada em todos os anos. “A tradição de São Martinho é basicamente castanhas assadas e experimentar o vinho. A dona Fernanda Poveira está lá preparando as castanhas assadas para todos saborearem”. Para garantir que o vinho não faltaria, a entidade providenciou logo um barril que foi colocado dentro do salão e à disposição dos sedentos convidados.

A diretoria da casa recepcionou cerca de 150 convidados para um almoço típico, regado a suculenta bacalhoada e cozido a portuguesa, e música folclórica com o Rancho Raízes de Portugal logo após o almoço. Uma comitiva de 15 pessoas de Poços de Caldas esteve presente, exclusivamente para o evento.

A associação dos poveiros prepara agora a sua Festa Natalina, será no próximo dia 17 de dezembro, encerrando a programação de eventos do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend