Portugueses comemoram Dia do Descobrimento e da Comunidade Luso-Brasileira em São Paulo

Alguns dos homenageados da noite na Câmara Municipal de SP. Foto: Gabriel Lopes/Portugal das Caravelas
Alguns dos homenageados da noite na Câmara Municipal de SP. Foto: Gabriel Lopes/Portugal das Caravelas

Mundo Lusíada

Em 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de sessão solene alusiva ao 22 de Abril – Dia do Descobrimento do Brasil e Dia da Comunidade Luso-Brasileira. O evento anual é iniciativa formal do vereador Toninho Paiva, e tem o apoio do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo. Ambos são comemorados oficialmente em 22 de abril.
“O Objetivo maior é de não deixar apagar a história do nosso país. Não devemos deixar essa chama de irmandade se apagar. Os portugueses trouxeram uma riqueza cultural muito grande ao Brasil, que deve ser lembrada sempre”, ressaltou o vereador.
Empresários, escritores, jornalistas e artistas que representam a comunidade e fomentam a cultura portuguesa no Brasil foram homenageados. Integrantes do folclore português e do fado em São Paulo estiveram entre eles. Para o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, a homenagem é mais do que justa, tendo em vista a importância da cultura luso-brasileira.
Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho da Comunidade Luso- Brasileira do Estado de São Paulo, Antônio de Almeida e Silva, ressaltou seu orgulho sobre a importância da data “hoje comemorada em consequência da Lei Federal 5.270, de 22 de abril de 1.967. Mais que uma lei, há uma realidade entre os dois países, num reencontro de irmãos que provêm de laços comuns. Esta é uma celebração entre brasileiros e portugueses. Além de ser um privilégio estar aqui, nossa eterna gratidão ao vereador Toninho Paiva” declarou.
O presidente enfatizou que é em São Paulo que está o grande espaço no mundo lusíada que, portugueses e brasileiros souberam construir e se fortalecer no tempo. “É com orgulho que nos encontramos neste ambiente fraterno que une as nações de Brasil e Portugal numa comunidade transocietal que, na época em que vivemos, representa um exemplo de paz e solidariedade”, ressaltou. Disse o presidente que esta sessão “permite que sejam colocados em relevo os valores históricos, culturais e morais que estão na base dessa integração entre os nossos dois povos e que respaldam um forte e justificado sentimento comum”.
Almeida e Silva falou também que Portugal e Brasil souberam ultrapassar todos os ressentimentos que a história poderia ter causado, para por a tônica e o acento dominante no reencontro de irmãos que sabem descobrir e valorizar os sentimentos e as convicções que provêm de laços comuns e fornece alicerce de uma união cordial e duradoura.
“514 anos depois, continuamos a celebrar o gesto de Cabral, seminal do mundo novo, das relações fraternais entre Brasil e Portugal e entre portugueses e brasileiros; da criação do luso-brasileirismo que todos nós aqui exaltamos e que D. João VI tanto promoveu. Sabemos que a Lusofonia é, há muito, uma realidade, presente no horizonte e nas recordações de portugueses e brasileiros”.
Na oportunidade, além do presidente Almeida e do vereador Toninho Paiva, a mesa esteve composta pelo cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, Antero José Pereira, Rui Fernão Motta e Costa, Fernando Ramalho, João Baptista de Oliveira, Isaías José dos Santos, José Manuel Dias Bittencourt e Marcelo Guerra.
Nesta noite de comemoração e homenagens, a sessão solene contou com mais de 150 representantes da comunidade, entre eles, diversos líderes das entidades associativas e dos Ranchos Folclóricos. Durante o evento, o vereador Toninho Paiva foi agraciado pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB), com a Placa de Honra ao Mérito, entregue pelo presidente, Antonio Almeida e Silva, por sua ‘inestimável contribuição à difusão dos valores históricos e culturais que unem as duas nações’.
“A cultura luso-brasileira é muito rica e a modernidade tem que acompanhar a tradição e manter a História por um projeto futuro de Brasil melhor. É um orgulho pertencer a esta comunidade”, completou o vereador.
Foram homenageados nesta noite João Baptista de Oliveira; Vanessa de Fátima Pereira Lameiras Macedo; Thaís Matarazzo Cantero; Silvio Brito; Ernesto Augusto Ramalho; Renata Pereira Doppler; Margarete Teixeira dos Santos; Ricardo Ferreira Pinto; José Viegas Narciso; Dionísio Soares Ferreira de Avó; Adriano Joaquim Jerônimo; Gloria de Lourdes; Paulo César de Lara; e Marco Antonio Teixeira Duarte.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: