Paróquia São João de Brito reúne comunidade portuguesa

A paróquia, pertencente a Diocese de Santo Amaro, alterou as datas de comemorações do missionário São João de Brito (de 04 de fevereiro) para o mês missionário de outubro, já que no começo do ano a comunidade está em férias. Uma paróquia, que abrange Vila Olímpia, Brooklin Novo e Velho, recebe uma grande comunidade portuguesa, atendendo uma média de 150 mil pessoas.

 

Mundo Lusíada

Párocos no Espaço Cultural da Paróquia S.João de Brito, em São Paulo

 

Iniciada com uma procissão, o evento reuniu diversos paroquianos numa caminhada nos arredores da igreja, seguida da apresentação do Coral São João de Brito. Aconteceu ainda a inauguração de um Espaço Cultural nas dependências da paróquia. Ao Mundo Lusíada, o Pe. Oswaldo Gerolin Filho afirmou que a maior intenção do espaço é contar a história do santo e da paróquia. “Sempre existiu a parte festiva, com barracas, comidas típicas portuguesas. Agora nós estamos acrescendo a essa festa, à parte religiosa, procissão, cerimônia solene, a inauguração desse espaço cultural onde conta um pouco da história do mártir São João de Brito. Temos alguns objetos do tempo de São João de Brito, de Portugal para a Índia”, contou o padre sobre o missionário que saiu de Portugal para realizar trabalho missionário na Índia.

Para a seleção dos objetos históricos do Espaço Cultura, a Paróquia São João de Brito recebeu documentos e fotografias também dos próprios paroquianos.

 

“A história da paróquia começa em 1952, em que o Brooklin estava começando e também a própria igreja, muitas das pessoas que estão aqui estiveram no dia da colocação da primeira pedra”. Entre as fotografias trazidas pelos paroquianos estão o primeiro batismo da igreja, o primeiro casamento realizado, o fundador Pe. Antonio José.

Barracas, decoradas com fotos de Portugal, serviram também bolinhos de bacalhau

 

“Foi a própria comunidade que trouxe o material e ao mesmo tempo a paróquia que tinha algumas coisas guardadas, sendo uma das principais a relíquia de São João de Brito”, comentou o padre Oswaldo sobre o pedacinho de pano de uma das vestes de São João de Brito, vindo de Portugal.

O Espaço Cultural da Paróquia exibe ainda um livro sobre São João de Brito editado em Portugal em 1947, por ocasião da colonização dos portugueses. O espaço contou também com trajes folclóricos de Viana do Castelo, gentilmente cedido pela Casa de Portugal de São Paulo. De acordo com paroquianos, só existem duas igrejas com o nome de São João de Brito: em Lisboa, e esta paróquia no Brooklin, em São Paulo. Trasmontano apóia Festa de São João de Brito Mozanie da Silva, do departamento comercial do Centro Trasmontano de São Paulo esteve com sua equipe presente na festa do padroeiro, numa promoção conjunta com a Corretora Atlantc, uma distribuidora dos produtos Trasmontano. O grupo cadastrou nomes e distribuiu prospectos do plano de saúde Trasmontano. Além disso, seu rancho folclórico “Aldeias de Portugal” esteve se apresentando no último dia 22 ao público da Paróquia São João de Brito.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: