Olhão assina protocolo de geminação com Rio de Janeiro

Da Redação

TV Câmara/Olhão

>> António Paula Brito (presidente APOS), Cândida Cativo (presidente Elos Olhão), António Almeida Lima (cônsul de Portugal no RJ), vereador Rubens Andrade, Reginaldo Barros Neto (presidente Elos Internacional), Eduardo Neves (presidente Elos do RJ), António Bento Abraços (vice-presidente Elos Internacional), Conceição Pires (Elos de Olhão).

O Elos Clube do Rio de Janeiro promoveu suas comemorações alusivas aos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, com um jantar de confraternização, realizado no último 25 de setembro, no Clube Monte Líbano, no Rio de Janeiro.

Durante o jantar houve uma homenagem especial à delegação do Elos Clube de Faro, em visita ao clube e à cidade para comemorar os 200 anos da chegada ao Rio de Janeiro do caíque “Bom Sucesso”, que partiu de Olhão em junho de 1808, tendo chegado ao Rio em 22 de setembro do mesmo ano. O caíque Bom Sucesso, o primeiro correio marítimo, partiu da cidade de Olhão, no Algarve, sul de Portugal, com destino ao Rio de Janeiro para comunicar à Família Real a expulsão das tropas napoleônicas.

A efeméride foi festejada com uma sessão solene no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, através de uma iniciativa do vereador Rubens de Andrade e contou com o apoio e o patrocínio do Elos Clube do Rio de Janeiro, e presença, entre outros, do cônsul de Portugal, António Almeida Lima.

O ponto alto das comemorações ocorreu por ocasião do jantar promovido pelo Elos Clube do RJ, quando foi entregue à presidente do Elos Clube de Olhão a cópia da Lei Municipal que promoveu a geminação das cidades de Olhão e Rio de Janeiro, assinada nesse mesmo dia pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Dr. César Maia. O prefeito do Rio de Janeiro sancionou o Projeto de Lei nº 1.642, considerando Olhão como cidade-irmã do Rio de Janeiro, ficando a Câmara Municipal autorizada a firmar acordo de colaboração e intercâmbio com a cidade portuguesa.

Foi orador oficial da noite o professor Dr. Francisco de Souza Brasil, que discorreu sobre a importância da vinda da Família Real para o Brasil e as conseqüências da transformação da cidade em capital do Reino.

O presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro, CE Eduardo Artur Neves Moreira, recebeu em nome do clube inúmeras lembranças e documentos históricos ofertados pela presidente do Elos Clube de Olhão, CE Maria Cândido Cativo, tendo retribuído com lembranças ofertadas à presidente do clube, à presidente da Assembléia Geral do Elos Clube de Olhão, CE Maria da Conceição Pinto Pires e ao vereador Rubens de Andrade.

Nessa que era o último evento da atual gestão, o CE Eduardo Neves Moreira agradeceu o apoio recebido pela atual direção durante o seu mandato, e colocou-se à disposição para continuar a colaborar com a nova administração, cuja posse ocorrerá no próximo mês de outubro.

Na oportunidade, ainda usaram da palavra o CE António da Silva Pena Loulé, o professor Libertário Viegas, do Elos Clube de Olhão, além da presidente Maria Cândido Cativo, da CE Maria da Conceição Pinto Pires, do CE António Bento Jacinto Abraços, vice-presidente Internacional, e vereador Rubens de Andrade, que anunciou oficialmente, em nome da cidade do Rio de Janeiro, a geminação das duas cidades.

Durante a estadia no Rio de Janeiro, a comitiva portuguesa visitou o Real Gabinete Português de Leitura, a maior biblioteca de autores portugueses fora de Portugal, além de conhecer o Marquês de Viana, proprietário de uma das primeiras medalhas de Olhão que o rei D. João VI doou aos olhanenses pela sua bravura há 200 anos. As informações são de Eduardo Neves Moreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend