Jovens são o futuro do Elos Clube, diz presidente internacional

Mundo Lusíada

Ronaldo Andrade

>> Autoridades dos Elos Clubes de São Paulo e Baixada Santista presentes no evento.

Em entrevista ao Mundo Lusíada, o Presidente Internacional, Alcindo Augusto Costa, falou sobre a criação e a manutenção do Movimento Elista. Segundo ele, este momento das comemorações do Jubileu de Ouro é fundamental para a divulgação do Elos Clube. “Queremos fazer a promoção, a propaganda do Movimento, para que ele se expanda e tenha cada vez mais gente. Nós temos como objeto principal a defesa da língua portuguesa, e como o Brasil tem a língua materna como a língua portuguesa, é o grande país do Movimento Elista. Temos a necessidade de ter cada vez mais força a nível internacional”.

Segundo Alcindo Costa, todos os brasileiros são convidados a participar do clube, e não somente àqueles que tem descendência portuguesa. “Porque todos eles falam português, todos tem interesse em que a língua portuguesa seja defendida e não seja abafada por outras línguas” diz ele, afirmando que o Movimento Elista defende ainda a cultura, a aceitação das diferenças, a liberdade, a justiça.

Dificuldades e Exemplos Sobre as dificuldades que algumas unidades elistas passam em São Paulo, o Presidente Internacional afirmou que está a par destes acontecimentos e que são situações verificadas até mesmo em clubes de Portugal. “O Elos Clube de Lisboa, quando fui presidente já há 20 anos, tinha 400 associados. Hoje tem 180, portanto também está em crise. E estamos em crise porque não conseguimos que o jovem esteja conosco. O Elos Clube é para todos, para os que tem descendência portuguesa e para os que não tem. Por isso precisamos de gente mais jovem em todos os clubes, porque todos os clubes tem passado dificuldades” diz ele citando situações de afastamento em alguns clubes por presidentes que estão cansados ou por motivo de falecimentos. “Felizmente este Elos Clube ABC tem uma jovem presidente, e espero que este Elos Clube sirva de exemplo para todos os demais aqui em São Paulo”.

Segundo Alcindo Costa, as atividades de cada clube são de responsabilidade das próprias unidades. “O Elos Clube pode fazer excursões culturais, pode promover conferências, eventos para confraternização, mas nunca esquecer os nossos valores e ideais. Inclusive há clubes na Praia Grande que tem o Elos Clube Jovem, que tem uma atividade extraordinária, são jovens com menos de 18 anos, isto é um exemplo. O Elos Clube de Faro também tem um Elos Jovem que atua sozinho, fazem suas atividades, é assim que eles vão para frente” defendeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend