Homenagem à luso-brasileira marcou “Dia de Portugal” na Casa de Portugal de Campinas

Mundo Lusíada

Na sexta, 10 de Junho (Dia de Portugal) a Câmara Municipal de Campinas entregou, por iniciativa do vereador Paulo Haddad, o Título de Cidadã Campineira à luso-brasileira Lílian Regina Marques Vieira, a primeira dama da Casa de Portugal de Campinas, esposa do presidente Vagner Vieira, que recebeu familiares e amigos nas dependências da Casa de Portugal, em solenidade oficial da Câmara Municipal.

Lílian Vieira é natural de Jales (cidade do interior de São Paulo), é formada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, pós-graduada em Administração de Organizações do Terceiro Setor.

Residente em Campinas desde 1979, atua como empresária contábil e administradora de condomínios em diversas empresas e condomínios, colaborando assim (segundo a própria Câmara) para o progresso da cidade onde vive.
É também conselheira em entidades sem fins lucrativos, e exerce o cargo de primeira secretária na Diretoria Executiva da Casa de Portugal de Campinas.

Após hinos de Portugal, Brasil e Campinas, a solenidade foi aberta pelo vereador que fez uma justificativa da homenagem da Câmara Municipal, explicando a votação, critérios e como é deliberado na Câmara, essas iniciativas com importância para a sociedade local. Assim, foi entregue título em homenagem à Lilian Vieira, nas dependências da Casa de Portugal.

Ao Mundo Lusíada, Paulo Haddad (do Cidadania), falou do reconhecimento como cidadã e sua proximidade com a comunidade portuguesa. “Para mim foi motivo de alegria e orgulho. Eu estive no aniversário da Casa de Portugal, vim representar a Câmara Municipal e nosso presidente José Carlos, e fiz amizade com o presidente e a senhora Lilian. Conheci o trabalho dela dentro da Casa de Portugal, sua história e iniciativas filantrópicas, pessoas com necessidades, moradores de rua e crianças, comunidades que ela tem um trabalho relevante” diz o vereador que propôs uma honraria que é das maiores, “Título de Cidadã Campineira”, para quem não nasceu em Campinas, mas presta relevantes serviços na cidade.

“Me honra muito ter sido o proponente desta honraria, e hoje tivemos a oportunidade de fazer a entrega na casa luso-brasileira na cidade de Campinas” disse, o que se tornou mais relevante por ter sido no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. “Para mim foi uma grata surpresa, uma forma de homenagear essa data emblemática para toda a colônia portuguesa na cidade de Campinas e para Portugal” diz o vereador defendendo uma primeira entre outras solenidades que deverão se realizar daqui para frente.

“Temos um contingente maior de pessoas que podem ser homenageadas sendo apontadas pela própria comunidade” diz Haddad, que é de família de imigrantes, seu avô por parte de mãe tinha descendência portuguesa, avó por parte de mãe italiana, e por parte de pai, avós libaneses.

Ao Mundo Lusíada, Lilian Vieira falou da homenagem recebida exatamente no “Dia de Portugal” e nas dependências de uma casa portuguesa. “Isso é uma grande honra, para quem veio de uma cidadezinha do interior de São Paulo, chegar em Campinas, desbravar essa cidade que ofereceu não só a mim mas a minha família, oportunidades de trabalho e construção de vida. Estar aqui hoje dentro da Casa de Portugal, no Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, recebendo esse título é uma alegria imensa para mim” diz ela que contou com muitos familiares presentes.

Ao final, Lilian ainda agradeceu ao Mundo Lusíada pela presença e pelo trabalho incansável em prol da cultura lusíada.

Além da equipe da Câmara que teve cerimonial feito por Érika e Camila, a Lílian também contou com os bons amigos da Casa de Portugal, demais convidados e, especialmente os filhos Leonardo e a Mayra (o filho Vinícius está fora do Brasil) e a pequena netinha Alice, além do marido Vagner Vieira que também usou da palavra para agradecer a todos que ali estavam, e parabenizar a companheira de todas as horas.

Deixe uma resposta