Grupo “Gil Vicente” do Centro Luso-Brasileiro de Belo Horizonte completa 45 anos

Por Jose Domingos

GrupoGilVicenteCentroLBBH

O Grupo Folclórico “Gil Vicente” do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) assinalou o 45º aniversário da sua fundação com a realização de um Sarau/espetáculo em que esteve como convidado o Rancho Folclórico de Brunhosinho (São Paulo).

Centenas de pessoas, portugueses radicados em Belo Horizonte, entre empresários, descendentes luso-brasileiros onde se destacava muita juventude, e também cidadãos brasileiros de alguma forma ligados à Comunidade Portuguesa de Belo Horizonte, encheram por complexo o Salão Nobre que ostenta todos os Brasões das capitais de distrito de Portugal e ainda os Brasões das Ex-Colónias Portuguesas em África, Timor, Índia e Macau.

No palco apresentou-se com grande qualidade um espetáculo de música folclórica e tradicional portuguesa que fez vibrar a assistência, numa viagem através da música e dança por Portugal.

GrupoBrunho_CentroLBBHMomento especial ocorreu quando algumas danças do Grupo oriundo de São Paulo teve a participação de uma jovem  deficiente,”diferente”, em cadeira de rodas, que arrancou emoções e aplausos do público.

Não faltou uma ceia com “odores e sabores” portugueses  com uma Feijoada à Transmontana regados com vinhos lusitanos. Foi uma jornada de convívio, de encontro e reencontro de portugueses que em Minas Gerais construíram com dedicação e empenho uma vida de sucesso e outros que aqui labutam mas não esquecem a terra-mãe-natal ou de seus ancestrais.

O Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, André Soppas Bandeira, esteve presente nas celebrações.

O Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte é presidido por António Andrade Mendes, empresário natural de Póvoa do Concelho (Trancoso-Portugal). Este dirigente considerou que “este tipo de iniciativa é importante para a coesão da comunidade portuguesa em torno da sua cultura, seus valores e espírito de amizade”.

“Portugal pode bem orgulhar-se dos seus filhos em Belo Horizonte e Minas Gerais. É gente de sucesso, de trabalho, de dedicação, que garante a lusitanidade nestas paragens brasileiras, com orgulho e com alegria”, disse.

Considerando o Grupo Folclórico “Gil Vicente” como um dos mais dignos representantes do CCLB, António Andrade Mendes registrou com satisfação “a presença de muitos jovens em são convívio com os mais velhos, vivendo com alegria as músicas e as tradições portuguesas, sinal de que a cultura lusitana está bem viva na capital de Minas Gerais”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: