Grupo Folclórico “Casa Ilha da Madeira” participa em Festival Internacional de Folclore no Rio

Por Igor Lopes

O Grupo Folclórico adulto da Casa Ilha da Madeira, de São Paulo, foi um dos participantes do V Festival Internacional de Folclore promovido pela Casa dos Açores do Rio de Janeiro. O evento teve lugar na sede dessa entidade carioca no último dia 29 de setembro.

O evento contou também com a participação do Grupo Folclórico Padre Tomáz Borba, da Casa dos Açores do Rio; do Grupo Folclórico Germânico Bergsfadf, da Áustria; do Grupo Espaço Étnico de Danças, que destacou a cultura da Índia; do Grupo Pypore – Balé da Oficina de Folclore Argentino, da Argentina; e do Rancho Folclórico do Arouca Barra Clube, do Rio de Janeiro, que realçou o folclore português.

Mais cedo, antes da apresentação desses grupos, houve espaço para a apresentação do grupo musical local “Cláudio Santos e Amigos”.

O valor da entrada foi solidário. Para ter acesso ao recinto açoriano, o público necessitou apenas de levar um quilo de alimento não perecível para doação a famílias carentes.

Segundo o presidente da Casa dos Açores do Rio, Fernando Fagundes, o Festival, que é organizado anualmente pelo rancho da entidade, tem o intuito de divulgar o folclore e é já parte do calendário das instituições participantes.

Cultura madeirense

O grupo folclórico “Casa Ilha da Madeira” é uma instituição cultural que busca divulgar os usos, costumes e as tradições da Região Autônoma da Ilha da Madeira, Portugal.

Fundada em 17 de outubro de 1967, em São Paulo, por um grupo de imigrantes madeirenses, a Casa Ilha da Madeira, ao longo desses anos, passou a ser uma referência no circuito folclórico de São Paulo através das suas festas típicas madeirenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend