Ginástico Português aposta em projetos para dinamizar realidade do clube

Por Igor Lopes

Armênio Cardoso, presidente da Real Sociedade Clube Ginástico Português, no Rio. Foto: Ígor Lopes
Armênio Cardoso, presidente da Real Sociedade Clube Ginástico Português, no Rio. Foto: Ígor Lopes

A Real Sociedade Clube Ginástico Português está com três projetos em andamento que prometem dinamizar o cotidiano dessa entidade tradicional no Rio de Janeiro. Com uma história que traz orgulho para a comunidade portuguesa carioca, o clube pretende investir, neste momento, em ações nas áreas do esporte e da cultura.
Um dos projetos que mais merece atenção por parte da diretoria é a formação da equipe de natação “Urece-Ginástico”, cujo objetivo central é “trabalhar a valorização e a inclusão dos portadores de deficiências”.
“Abraçamos o projeto de ter uma equipe de natação formada por deficientes visuais dando a eles a oportunidade de conquistar novas vitórias pessoais e a superação de algumas dificuldades. Este projeto está sendo realizado em nossas dependências com total apoio de nossa diretoria”, afirma Armênio Cardoso, presidente do Ginástico, que revela que essa iniciativa conta com o apoio da academia “OX-Ginástico”, que cede as instalações para um trabalho de atendimento individual, “que é acompanhado por uma equipe formada por profissionais competentes que realizam o treinamento dentro dos padrões exigidos para as competições”, com especial destaque para “o trabalho da professora Gabriela Teixeira Rodrigues, da estagiária Lívia de Castro Lima e dos guarda-vidas Aldo, Vítor e Bruno”, sublinha este responsável.
Outro projeto que ganha força no Ginástico é o “Coro de Crianças da Orquestra Sinfônica Brasileira”, que conta já com 75 crianças inscritas e que é mantido pela Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. Na opinião de Armênio Cardoso, o trabalho do grupo é “excepcional e afinadíssimo”. A coordenação do coro é de Ana Madalena Nery e o maestro é Júlio Moretzon. A maestrina assistente chama-se Denize Vieira e o projeto conta ainda com a participação dos pianistas Kátia Balloussier e Pablo Panaro.
De volta ao campo esportivo, o terceiro projeto em andamento é a natação para crianças, que reúne cerca de 50 meninos e meninas num curso de natação oferecido pela “Creche Albert Sabin”, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Com idades entre os dois e seis anos, as crianças recebem treinamento dos professores Paulo Cesar Mathias, Renato Belém e da estagiária Lívia de Castro, com a colaboração de professoras e auxiliares da referida Creche, além do apoio dos guarda-vidas Aldo, Vítor e Bruno.
A Real Sociedade Clube Ginástico Português fundada em 31 de outubro de 1868, data natalícia de D. Luiz I, Rei de Portugal, por dois irmãos portugueses: João José Ferreira da Costa e Antônio José Ferreira da Costa. Seu objetivo principal é “dinamizar as atividades esportivas, artísticas, culturais e sociais, promovendo a integração da Comunidade Luso-Brasileira”.
O clube possui uma sede no Centro do Rio e um no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. No Centro, o prédio que abriga o Ginástico possui oito andares, distribuídos em salão de festas, ginásio esportivo, fisioterapia, um restaurante com comidas típicas portuguesas e brasileiras para 300 pessoas, bar, piscina e o teatro ginástico.
A sede da Barra da Tijuca foi inaugurada no dia 8 de junho de 1983, com a presença do presidente da República do Brasil, General João Figueiredo, e também das mais altas autoridades do Brasil e de Portugal. O local dispõe de salão panorâmico, piscinas, campos de futebol, vôlei e basquete, sauna, ducha, academia de musculação, quadras de tênis, entre outros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: