Folcloristas da Praia Grande participam de Dia de N.Senhora no ABC

Por Vanessa Sene

Mundo Lusíada

Grupo Folclórico da Casa de Portugal da Praia Grande.

A Casa de Portugal do Grande ABC promoveu a terceira edição da festa em homenagem a padroeira maior de Portugal. Neste 15 de maio, mais quatro associações e grupos folclóricos promoveram festas da padroeira na comunidade portuguesa de São Paulo.

“A Festa de Nossa Senhora de Fátima é uma data importante na comunidade. Todas as casas querem fazer uma homenagem à Fátima, então coincidem várias festas nesse dia” diz o presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo Freitas. “Faz parte. Uma homenagem a N.Senhora de Fátima sempre vai coincidir, todos querem fazer”.

A celebração desta data na casa começou com a sua gestão, portanto esta foi a terceira edição do evento que contou com um bom público presente. “Nós alteramos o horário da procissão, que sempre foi a tarde. Agora pela primeira vez fizemos pela manhã a pedido da própria Paróquia Nossa Senhora do Paraíso. E a nossa intenção é trazer a comunidade do bairro ao nosso convívio. A integração com a igreja foi bem maior nesta procissão” diz Freitas, citando que muitos fiéis que participam da celebração na Paróquia próxima à entidade acabam ficando para o almoço, na sede do clube.

Segundo Paulo Freitas, a entidade faz uma rotatividade entre os grupos, desta vez participaram do evento o Grupo Folclórico da Casa de Portugal da Praia Grande. Ao todo, a Casa de Portugal vendeu antecipadamente 300 convites, além dos demais vendidos na entrada.

O Grupo Folclórico da Casa de Portugal da Praia Grande participou de toda programação. Acompanhou a procissão da igreja até a sede da casa, com os componentes trajados, e logo após o almoço fizeram sua apresentação folclórica.

Eles estiveram presentes com cerca de 30 componentes. “Por ser domingo, e ter a final do jogo (Santos e Corinthians pela final do Campeonato Paulista), então o grupo está um pouco reduzido. Somos em torno de 50 componentes” diz a componente Renata Ferreira.

Com danças de norte a sul de Portugal, o grupo da Praia Grande trouxe uma variedade de repertório. “Teremos a Volta a Portugal, que representa de Norte e Sul, mas hoje estamos com trajes Lavradeira do Minho, creio que vamos dançar um pouco mais a região norte de Portugal” completou.

Em todos os anos, a Casa de Portugal da Praia Grande realiza também a sua festiva em comemoração ao Dia de Nossa Senhora de Fátima. Após a missa, da capela de N.Senhora eles seguem na procissão com velas pelas dependências do clube, anualmente em todos os dias 13 de maio. “Nós nunca tinhamos participado desta procissão em outra casa portuguesa. Ja estivemos em vários almoços, mas foi a primeira vez que participamos também da procissão em outra associação”, disse Renata ao Mundo Lusíada.

Próximos Eventos

A Casa de Portugal divulga agora, para a Semana do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, uma sessão solene que acontece em 09 de junho na Câmara Municipal de São Bernardo, em conjunto com o Elos Clube do ABC.

Na casa, a programação volta no mês de agosto, mantendo apenas alguns almoços aos sábados. A intenção da diretoria é dar um intervalo entre as principais festas para não “desgastar” o público, e trazer uma atração musical mais chamativa para os eventos. “Estamos com aquele planejamento de fazer festas com uma grande atração. Nao sei se este ano será possível, mas ano que vem já estamos caminhando para isso” diz Paulo Freitas.

A intenção da diretoria é trazer uma grande atração no aniversário da entidade, no primeiro semestre do ano, e outra no segundo semestre, com intuito de “realmente encher a casa”.

Como exemplo, o presidente citou o evento que trouxe neste primeiro semestre a banda Demônios da Garoa, uma atração elogiada até hoje, comentou. “O fato de ser público português não quer dizer que quer ver só show português. A gastronomia portuguesa é realmente o nosso ponto alto, mas uma atração diferenciada é um dos objetivos da casa, trazer uma variedade de shows. Percebemos que mesmo com o convite um pouquinho mais caro, as pessoas aceitam bem, pagam e vem”.

Segundo o presidente, a entidade estuda alguns nomes de renomados artistas que poderiam se encaixar ao “padrão da festa” promovida pela Casa de Portugal. “Tem que ser atração conhecida porém dentro dos nossos padrões. Estamos analisando”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: