Festival Internacional de Folclore traz grupo Vasco da Gama

Da Redação

Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos. Foto: Mundo Lusíada

Tradicional evento de Folclore na cidade de São Bernardo, no ABC Paulista, terá a sua 12ª edição, de 30 de agosto a 4 de setembro, também com apresentações nas cidades de Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul.

Nesta edição participarão grupos de oito países, inclusive o Brasil que terá a participação de 11 grupos. De Portugal, o convidado foi o Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos.

O IOV é uma ONG internacional com relações oficiais com a Unesco braço da ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento da cultura e integração entre os povos.

“Esse é um evento que já se tornou tradicional na cidade, e agora com ao apoio das secretaria de Cultura de São Caetano do Sul e de Rio Grande da Serra estamos ampliando a sua penetração na região. Acredito que esse é o embrião para a realização de um Festival Internacional Regional. A importância deste evento se destaca pela participação do governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura que patrocina de forma integral essa edição” afirma a presidente do IOV Brasil, profa. Terezinha Pasqualini Miquilin.

A preservação da cultura de cada país, suas tradições e cultura popular é uma das missões do IOV. “Um povo sem memória e sem cultura não se mantém. Trabalhamos para isso. Apesar das dificuldades em se trabalhar com esse segmento temos conseguido bons resultados, e diversos estados e cidades do Brasil tem trabalhado com esse objetivo. O Governo de São Paulo nos dá esse apoio”, destaca Terezinha.

Vasco da Gama

O Grupo Folclórico Vasco da Gama de Santos, foi criado em agosto de 2004 na cidade de Santos com o objetivo de manter e divulgar a cultura e as tradições de Portugal.

Desde a sua fundação, o G.F. Vasco da Gama de Santos já se apresentou em alguns estados brasileiros como Minas Gerais nos anos de 2007 e 2008, Rio Grande do Sul em 2009, 2010 e 2011, Santa Catarina em 2010 e 2011, Rio de Janeiro em 2010 e em várias cidades do estado de São Paulo.

Eles se apresentam no dia 01 de setembro, as 10h e as 15h, na Praça da Igreja Matriz de São Bernardo do Campo, e as 20h no Teatro Elis Regina São Bernardo do Campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend