Faleceu o cônsul honorário de Portugal em Manaus José Azevedo

Mundo Lusíada

Faleceu em São Paulo, no dia 23, José dos Santos da Silva Azevedo, Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, onde residia desde 1934.

Vítima de embolia pulmonar, Azevedo morreu em São Paulo onde fazia tratamento de saúde, e deixa esposa, Zuila Azevedo, quatro filhos e nove netos. O corpo dele deve ser encaminhado para a capital amazonense neste domingo, dia 24.

O cônsul-honorário e empresário José Azevedo, era também Fundador do grupo TV Lar, ocupava os cargos de Vice-Presidente do Conselho Superior da Associação Comercial do Amazonas e da Federação do Comércio.

Nascido em 23 de Julho de 1933, era natural de Albergaria-a-Velha, Portugal. Técnico em eletrônica e em contabilidade José Azevedo montou a primeira loja em 1964, especializada em componentes eletrônicos e de consertos em aparelhos, tornando-se mais tarde uma referência no comércio varejista de Manaus.

Em nome do governo português, José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, divulgou nota citando “sua grande humanidade e pelos relevantes serviços que prestou ao Estado português e aos cidadãos portugueses e luso-descendentes residentes no Estado do Amazonas, não apenas como membro de uma comunidade que tanto se destacou na sociedade amazónica, tendo, recordo, desenvolvido atividades nomeadamente como empresário, ator de teatro e dirigente associativo, mas também como representante do Estado português”.

Carneiro ainda lembrou da recente visita ao Brasil, em que esteve também com a comunidade amazonense e com o cônsul honorário.

“Foi nesta capacidade que o conheci em abril do ano corrente , no decurso da minha primeira visita ao interior Norte do Brasil, tendo então podido testemunhar pessoalmente toda a dimensão da sua ação e do seu comprometimento com a comunidade portuguesa, bem como a enorme estima e carinho que esta lhe dedicava”.

José dos Santos da Silva Azevedo já recebeu distinção no âmbito das Ordens Honoríficas do Estado Português, com o grau de Comendador. O escritor brasileiro Abrahim Base é autor da sua biografia, publicada com o título “A saga de um imigrante português”.

“Importa agora honrar e preservar a sua memória, razão pela qual dirijo esta mensagem de sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e à comunidade portuguesa que tão exemplarmente serviu” finalizou o secretário das Comunidades.

Também o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentaram o falecimento em nota.

“Não só Manaus, mas o país perdeu um homem visionário que contribuiu fortemente para desenvolver tanto o comércio varejista na capital bem como em todo o Amazonas, por meio das lojas do grupo TV Lar, distribuídas em Manaus, interior do Estado e também em Roraima” traz a nota.

Também em sua nota de pesar, o Luso Sporting Club de Manaus falou da gratidão. “Nesse momento de dor pela inestimável perda, o sentimento de gratidão também povoa nossos corações. Em reconhecimento por tudo que este português Amazônida contribuiu para o desenvolvimento regional. José Azevedo constrói um árduo e contínuo trabalho de vida que nos serve como exemplo. O Luso Sporting Club e sua Diretoria presta solidariedade aos seus familiares é nosso dever cultivar esta valiosa herança”, traz a mensagem assinada pelo presidente Flávio Vilhena Gonçalo da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend