Comunidade da região norte reunida em Manaus para visita do Secretário das Comunidades

Mundo Lusíada

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, terminou em Manaus sua visita ao Brasil, no dia 30. Na capital de Amazonas estiveram reunidos representantes de associações luso-brasileiras de vários estados do norte do Brasil.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, na região é muito relevante o contributo dos portugueses na cultura, no associativismo social e desportivo e no desenvolvimento econômico. O que também foi enaltecido pelo Governador do Amazonas, que deseja reforçar laços de cooperação com Portugal.

Entre as medidas concretas de cooperação futura com o Amazonas, está o reforço do apoio ao Hospital da Beneficência Português de Manaus e a realização de uma iniciativa de valorização da presença portuguesa no território.

O governador de Amazonas recebeu, em 30 de abril, a comitiva de diplomatas portugueses, liderada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. O embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Dias Cabral, e o cônsul do país em Manaus, o empresário José Azevedo, também participaram do encontro.

Na reunião, o governador Amazonino Mendes conversou sobre a parceria internacional entre o Brasil e Portugal, além das atividades desenvolvidas pelos portugueses em solo amazonense, desde o período da colonização.

Amazonino convidou a comitiva para conhecer o Festival Folclórico de Parintins, que será realizado nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho, na terra dos bois Garantido e Caprichoso.

“É sempre proveitoso esse tipo de encontro, fico agradecido pela oportunidade. E estendo o convite para vocês conhecerem, no fim de junho, um espetáculo, produzido por um povo inteligente, no meio da floresta. Uma espécie de ópera na selva, com os bois de Parintins”, disse o governador.

O governador também propôs a criação de um evento em homenagem, em data a ser definida, aos portugueses e descendentes radicados no Amazonas.

O presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Orsine Jr., aproveitou a oportunidade para pedir aos diplomatas o intermédio junto à empresa aérea TAP, no retorno do voo Manaus-Lisboa-Manaus, desde janeiro de 2016.

A comitiva desembarcou em Manaus no último domingo para participar de eventos da comunidade portuguesa da região norte.

106 Anos
Também aconteceu a festa de 106 anos do Luso Sporting Club, no sábado, no centro da capital. O prefeito em exercício, vereador Wallace Fernandes Oliveira, participou do evento e reforçou a relação institucional de Manaus com Portugal.

“É uma honra poder representar o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, neste evento festivo e que só enriquece a nossa cultura. Os portugueses muito contribuíram com o desenvolvimento da cidade e, sem dúvida, há muito para se celebrar. São 106 anos de história e o nosso desejo é fazer com que essa correlação se estenda em muitas outras parcerias positivas para Manaus”, destacou Wallace Oliveira.

Liderando a comitiva portuguesa na capital, que também participou do 2º Encontro das Comunidades Luso Brasileiras do Norte do Brasil, com representantes do Amazonas, Pará, Maranhão e Roraima, o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, disse que o momento serviu para discutir projetos que possam estimular a contribuição com a comunidade local.

“O clube é um símbolo da presença portuguesa por mais de um século em um estado que mantém uma relação histórica com Portugal. Ao longo desses dias, discutimos o programa de geminação de cidades co-irmãs, porque essa relação entre as cidades pode desenvolver projetos que, além dos povos e da cultura, aproximem também o turismo e novas possibilidades de negócios”, afirmou o embaixador.

“Aproveitamos a festa de 106 anos do Luso Sporting Club para também trocarmos experiências para que possamos elaborar pleitos conjuntos, tanto do governo português como do governo brasileiro, porque acreditamos que juntos somos mais fortes e poderemos ampliar o nosso trabalho social”, finalizou o presidente do clube, Flávio Vilhena.

O segundo Encontro da comunidade da região acontece após o primeiro evento realizado em 2017, no âmbito das comemorações dos 150 anos do Grêmio Literário e Recreativo português de Belém do Pará. Neste II Encontro das Associações Portuguesas do Norte do Brasil em Manaus, a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Jose Luís Carneiro, foi destaque.

Essa foi a primeira visita de José Carneiro à comunidade de Manaus. Antes, o SECP esteve em São Paulo, Brasília, e São Luís do Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend