Governador do Maranhão debate intercâmbio e investimentos com Secretário das Comunidades

Mundo Lusíada
Com agencias

No Estado do Maranhão, durante sua deslocação ao Brasil, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas participou da cerimônia de cedência de um espaço para a criação de uma Casa da Cultura de Portugal.

A estrutura será dinamizada por uma associação luso-brasileira e irá promover a cultura portuguesa.

O espaço funcionará no Convento das Mercês, na capital São Luís. A cidade teve uma grande importância na vida do Padre António Vieira, religioso português que proferiu alguns dos seus sermões naquele Convento. A iniciativa pretende-se valorizar o seu legado.

Na manhã do dia 29, o governador Flávio Dino recebeu o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, no Palácio dos Leões. Durante o encontro, que contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão, foram tratadas possibilidades de novos investimentos em diversos setores no Maranhão.

As potencialidades econômicas do estado e os recentes projetos implantados pelo Governo para o desenvolvimento do estado, também foram pauta do encontro. “Nós avançamos na instalação do Centro Cultural de Portugal em São Luís com a parceria da comunidade portuguesa no nosso estado. Também tratamos uma agenda em torno de investimento, com rodadas de negócios”, destacou o governador.

Segundo o governador, a proposta da rodada de negócios é envolver empresários portugueses e brasileiros, especialmente maranhenses, abrangendo várias áreas. “Foi uma visita produtiva que consolida os projetos em andamento e abre novos canais, novas perspectivas para essa cooperação entre o Maranhão e Portugal”, completou o governador.

Para o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, a visita foi positiva e importante para a renovação de mais compromissos entre o Governo do Maranhão e Portugal.

“Nós já cumprimos um acordo que foi a concretização da casa de promoção de cultura Luso-Brasileira. É um potencial imenso, no ponto de vista da projeção do Estado do Maranhão e também de Portugal, quando nos referimos a literatura, a arquitetura e a língua. Eu quero enaltecer essa boa relação que tem existido por parte do Governo do Maranhão com os portugueses”, elogia.

Carneiro reiterou que do encontro ficaram compromissos significativos, como o de realizar um evento das comunidades portuguesa no Brasil, entre empresários portugueses, luso-brasileiros e brasileiros, no intuito de trocar experiências.

“Vamos trabalhar para realizar investimentos que possam recuperar o patrimônio histórico e cultural, dando novas funções sociais e econômicas para São Luís. Então, o nosso encontro se resume a aproximação de Portugal com o Maranhão, contribuindo com o desenvolvimento das duas nações”, destaca.

Para o Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, é essencial o apoio do Governo do Maranhão às ações realizadas pela comunidade portuguesa no estado. “Concretizamos mais uma parceria com a criação do Centro Cultural Português com ações voltadas a cultura, a educação , com intercâmbio cultural entre as duas nações, o que será essencial para os próximos anos”, disse.

O governo português estabeleceu diálogo com o Governador na presença do embaixador, Jorge Cabral, do Cônsul Honorário de Portugal em Maranhão Abraão Valinhas Júnior, do Vice Cônsul em Belém, Francisco Brandão e dos dirigentes de entidades associativas portuguesas da região.

Em São Luís, José Luís Carneiro participou ainda da inauguração de uma nova ala do hospital Português 1 de Dezembro. O edifício alarga capacidade de atendimento hospitalar e tem o nome do comendador Abraão Valinhas, antigo cônsul Honorário de Portugal no Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend