Conselho da Comunidade visita Consulado de Portugal

Por Maristela Bignardi

Foi uma manhã produtiva e cortês. A diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo fez, recentemente, uma visita ao cônsul – geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiroz de Ataíde, em total espírito de colaboração. “Este intercâmbio revela-se extremamente salutar para toda comunidade e ações conjuntas atingem um objetivo: o fortalecimento de nossa gente”, disse o presidente Antonio Almeida e Silva.

Durante a visita, muitos dos conselheiros puderam externar suas idéias e propositoras sempre de olho no fortalecimento do Conselho. Informaram ao cônsul que um dos importantes trabalhos é o destaque dos personagens que fizeram a história de Portugal e do Brasil. “Esta iniciativa visa resgatar pessoas que foram construtoras da comunidade”, expressaram. Grande parte foi unânime em considerar que se faz necessário a ‘marca Portugal’, pois é importante que as pessoas saibam o que é Portugal. Recuperar o valor de Portugal no Brasil pareceu ser um objetivo geral de todos os participantes da reunião no Consulado.

Outro desafio para o CCLB, discutido durante o encontro, é o de efetuar um cadastramento para saber, na verdade, ‘quanto somos’. “Quem sabe uma campanha para incentivar o imigrante a se cadastrar, além de seus descendentes”, exaltou o presidente Almeida. E foi mais longe: “Nosso esforço consiste em mostrar que existe muito valor na comunidade e que isto deve abranger a todos, pois muitos desconhecem até mesmo este Conselho”.

O encontro entre o cônsul Ataíde e os conselheiros ocupou cerca de duas horas e todos foram unânimes em ressaltar a modernidade e a organização em que se encontra o Consulado, sendo um exemplo em Lisboa. “Entre outros itens, este congraçamento serviu para que todos soubessem que Portugal está rastreando os ‘talentos de Portugal tanto na Europa como no Brasil’, em sua maioria, jovens executivos portugueses que circulam pelo mundo todo, num claro exemplo do avanço de Portugal nos dias de hoje”. De acordo com o cônsul há até mesmo um site específico dessa nova geração que, continuamente, troca experiências e idéias entre si.

Por último, o presidente Almeida fez uma explanação da atuação da sua diretoria desses dois anos, com enfoque especial para a reestruturação do estatuto da entidade que garantiu agilidade e progresso nas ações do CCLB.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: