Conselho da Comunidade protesta contra programa da Band

Mundo Lusíada

Repórter do CQC, Ronald Rios, caracteriza um torcedor português como padeiro, durante a Eurocopa.

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, instituição representativa do Movimento Associativo Luso-Brasileiro, apresentou um protesto formal de “indignação”, pela postura do repórter RONALD RIOS, do programa humorístico CQC, da emissora brasileira Bandeirantes.

Na reportagem, no decorrer do jogo da Seleção Portuguesa contra a República Tcheca, durante a Eurocopa 2012, o repórter tratou os portugueses de burro e procurou bigode numa torcedora portuguesa. Ainda em entrevista com o jogador checo Tomás Sivok, o repórter disse que os portugueses não são muito espertos. “Os Desafiem para um jogo de lógica, matemática ou perguntas inteligentes. Eles são muito burros”.

Segundo o Conselho, ele “utilizou de suposto humor, na verdade grosseiro e altamente inconveniente, ofendendo a nossa Comunidade, através de considerações e expressões totalmente infelizes que agrediram coletivamente a honra dos portugueses e do seu país” traz o comunicado.

“Ninguém é contra a liberdade de imprensa e de criação artística, como é óbvio. O que não se pode aceitar é que um humor de tão baixa qualidade resvale para a ofensa de um povo e de valores a ele atinente, tudo no sentido inverso a uma longa e secular amizade entre Portugal Brasil, países que guardam uma profunda e inquestionável identidade histórica e cultural”.

O Conselho da Comunidade, em nome do presidente Antonio de Almeida e Silva, afirma ainda que a postura do jornalista e do programa ofende a uma “coletividade” que vive integrada no Estado de São Paulo, e que já deu “demonstrações suficientes e incontestáveis de trabalho e amor ao país que a acolheu”.

Cita ainda que o CCLB sempre teve apreço pela programação da Rede Bandeirantes, e portanto o protesto era uma forma de esperar uma “imediata retratação” dos envolvidos, “no sentido de restaurar o devido respeito que merece, na defesa dos valores históricos e culturais”, finalizando com a consideração e estima pelos “muitos amigos que temos” na empresa.

O vídeo na íntegra está disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t-bSjifgAP0#!

 

Deixe uma resposta