Cesário quer maior participação da comunidade no Ano de Portugal no Brasil

Da Redação
Com Lusa

Foto/Arquivo: O Secretário de Estado das Comunidades Portugueses, José Cesário, em visita a Santos, São Paulo.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, defendeu em 09 de dezembro que, em 2013, haja maior participação da comunidade tradicional nas atividades do Ano de Portugal no Brasil, durante uma visita que está a fazer no Brasil.

“Espero que em 2013 encontremos parceiros para desenvolver atividades que permitam participação de portugueses que estão no Brasil e mais intervenção da comunidade na programação”, disse José Cesário à agência Lusa no Brasil.

O secretário de Estado acrescentou que testemunhou atividades “muito interessantes”, mas notou um déficit de integração da comunidade portuguesa nos eventos, realçando, por outro lado, que o Ano de Portugal tem duração até Julho de 2013 e que “há tempo para novas iniciativas”.   José Cesário, que chegou ao Brasil no último fim de semana, afirmou ter trabalhado para garantir um maior entrosamento junto à comunidade portuguesa, participando em diversas atividades do Ano de Portugal no país, entre elas dois seminários sobre os desafios dos novos emigrantes portugueses em SP, uma feira imobiliária no Rio e uma exposição de tapeçarias de Porto Alegre.

Durante a visita ao Brasil, Cesário também participou na conferência consular no Estado do Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro, realizada por funcionários do consulado-geral em São Paulo.

O secretário realizou ainda um seminário na Embaixada de Portugal em Brasília, que reuniu os dez representantes dos postos consulares, para uniformizar conhecimentos sobre as opções políticas do Governo na área.

Participou  também do jantar de comemoração do centenário da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo que anunciou durante a venda dos convites a R$ 700 a presença da presidente Dilma Rousseff que entretanto não compareceu ao evento, no dia 07 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend