Centro Cultural Português de Santos celebra Dia de Portugal com autoridades e 250 convidados

Por Ronaldo Andrade

O Centro Cultural Português de Santos realizou no dia 10 de junho o jantar dançante para comemorar o Dia De Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

O evento, realizado no salão camoniano da entidade, localizado no Centro Histórico, reuniu cerca de 250 convidados e contou com a presença de várias autoridades da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista, estado de São Paulo e também do estrangeiro, que assistiram à apresentação da Banda Mário Tiroli, com os serviços gastronômicos do Buffet Fontoura.

O presidente da entidade, José Duarte de Almeida Alves, destacou a importância do Centro Cultural Português de Santos para a realização da solenidade: “É uma joia que se encontra no Centro Histórico do município”.

“O 10 de junho é a Data Magna que os portugueses comemoram em todo o mundo, que nos toca o coração, com muito saudosismo a Portugal, pois não esquecemos de nossa pátria”, afirmou o mandatário, destacando a colaboração dos membros do Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e das andorinhas do GAP (Grupo de Apoio ao Presidente).

O prefeito de Santos, Rogério Santos, que é cidadão luso-brasileiro, salientou a relevância da entidade: “É uma casa que valoriza a cultura portuguesa na cidade, sendo uma das mais importantes do Brasil”, declarou. O presidente da Câmara Municipal de Santos, Carlos Teixeira Filho, também esteve presente à festividade.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, ressaltou o sentimento de pertencimento dos imigrantes: “Possuem grande orgulho à pátria lusa. São os guardiões de nossa história, memória, identidade e tradições”, disse o dirigente, que foi recepcionado pelos anfitriões do Centro Cultural Português, pela diretoria da Casa da Madeira de Santos, presidida por Roberto Faria, e pela conselheira da Diáspora Madeirense no Brasil, Maria Sardinha Gonçalves.

A jornalista Vera Leon fez uma palestra no evento sobre sua experiência a viver em Portugal, destacando as diferenças linguísticas com o Brasil: “Estar nesta casa sempre me emociona. Sinto-me prestigiada por discursar em tão importante data”, afirmou.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: