Casa Ilha da Madeira quer diversificar atrações para luso-brasileiros

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Grupo Folclórico da Casa Ilha da Madeira. Foto: Martinho Saes Leça Perestrello

 

Em 16 de outubro, a Casa Ilha da Madeira de São Paulo promoveu mais um tradicional Arraial Madeirense, trazendo diversas atrações. Além do Grupo Folclórico Adulto e do grupo Infanto-Juvenil da casa, que abriu as apresentações desta tarde chuvosa em São Paulo, se apresentaram na entidade o cantor português Vitor Silva, em digressão pelo Brasil, e a banda brasileira “Românticos e Modernos”, tocando a música popular brasileira, numa primeira ação desta gestão em apresentar atrações também brasileiras.
“Eu gosto de inovar, daqui para frente vou colocar sempre uma atração brasileira porque o nosso público é luso-brasileiro. Temos que procurar, além de divulgar a nossa cultura de Portugal e o nosso folclore, também colocar música brasileira” afirma o presidente Manuel Bettencourt. Citando o grupo brasileiro presente na festa, Bettencourt afirmou que a casa “começa por aí, ano que vem, aguardem surpresas”.
A situação das casas financeiramente pode ser muito difícil. Mas a Casa Ilha da Madeira tem conseguido alcançar seus objetivos, e no futuro poderá ter mais condições de oferecer algo diferenciado para o público, afirma. “Este foi um ano de trabalho. Eu não acreditava que faria tudo isso. Meu plano era deixar a casa em ordem em quatro anos. Em três anos consegui aquilo que eu queria fazer. O resto agora é uma adaptação” diz o presidente que encerra sua gestão em dezembro de 2011, e pretende dar continuidade ao trabalho à frente da entidade para a próxima gestão.
“Eu pretendia dar continuidade ao meu trabalho para ficar de acordo com o que planejei, que a casa seja auto-suficiente, não dependa de patrocínio, esse é meu objetivo. Por isso estou arrumando os salões, as quadras, para que tenhamos uma renda própria, e não dependermos só das festas” disse Bettencourt citando a festa desta tarde, onde uma forte chuva poderia ter atrapalhado o evento. E a diretoria está unida para a próxima gestão. “A Casa Ilha da Madeira é como uma família, aqui nos damos muito bem” afirma.
Segundo o presidente, o arraial é tradicional na Ilha da Madeira. “Qualquer festa que se faça é oriunda de uma igreja. Este nome Arraial Madeirense é usado para toda festa nos bairros, para reunir o pessoal depois da missa, com a culinária madeirense” conta o presidente da casa.
“E aqui procuramos usar este nome que é característico. Quando não temos uma festa denominada, como a festa de Nossa Senhora do Monte ou de São Martinho, todas são denominadas Arraial Madeirense” diz ele explicando a tradição no arquipélago português. “Mesmo quando tem outro título, ainda assim é um arraial madeirense”.
Presente ao evento, o deputado Arnaldo Faria de Sá elogiou. “De todas as casas, uma das mais atuantes é a Casa Ilha da Madeira, certamente o trabalho feito por eles é fundamental” diz o descendente de trasmontanos.

TARDE BENEFICENTE
No próximo 30 de outubro, a Casa Ilha da Madeira promove, pela primeira vez nesta gestão, uma Tarde Beneficente em prol de entidades assistenciais da região, segundo Rosa Bettencourt, esposa do presidente e que está à frente do evento.
“No final do evento, quanto tivermos o total arrecadado, vou fazer uma pesquisa entre as entidades carentes aqui da região, conheço várias porque eu frequento e ajudo, e aquelas que tiverem necessidades mais prementes, vou fazer uma divisão do que for arrecadado entre elas” explica Rosa.
Entre as entidades da região a serem ajudadas, estão a COTIC (Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança) que cuida de crianças excepcionais, Casa Siloé que assiste crianças aidéticas, e Abrigo Frederico Ozanam, um asilo que assiste senhoras que não tem famílias. “Eu gostaria que viesse muita gente para que possamos ajudar mais entidades” afirma Rosa.
Bingos e sorteios trazem nesta tarde muitos prêmios para os participantes, entre eles, uma passagem para Portugal. O evento inicia às 14h, e o convite custa R$ 25,00.

Academia da Ilha
Há dois anos que a Academia de Ginástica, nas dependências da Casa Ilha da Madeira, está sob nova gerência. Sueli Rolim, que há 20 anos trabalha na área, está reestruturando o espaço e convida todos os associados da casa para conhecerem. E vice-versa. “Muitas pessoas que entram aqui perguntam o que é a Casa Ilha da Madeira, e assim fazemos uma divulgação das festas aos alunos da academia” diz Sueli que garante, quem é de fora adora ir até lá por causa da paisagem verde do lugar, dali se vê o Parque do Horto Florestal.
Desde aulas de dança de salão, aulas de ginástica, esteira e musculação, ela faz qualquer tipo de treino. Os associados da Casa contam com 30% na mensalidade, que é de R$ 50,00, se preferir poderá fazer uma aula experimental.
Além da academia de ginástica, as dependências da Casa Ilha da Madeira conta com escolinha de futebol e danças folclóricas. A academia funciona das 7h às 23h. Saiba mais pelo telefone (11) 2231-7084.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: