Casa de Portugal SP comemora aniversário com lives e mensagem do presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa falou de São Paulo como um “lugar especial”, onde seus familiares viveram e vivem até hoje, onde nasceu sua neta luso brasileira.

Da Redação

A Casa de Portugal de São Paulo completou 86 anos de fundação e para marcar a data, devido às restrições sanitárias, optou por transmissões de lives entre os dias 12 a 18 de julho.

Os eventos foram organizados pelo vice presidente Paulo Machado (presidente em exercício) e contou com participações de “famosos” como Olga Bongiovanni, Edu Guedes, Regina Volpato, Ana Maria Braga, Fafá de Belém, Nany People, Rodrigo Ruas, João Carlos Martins, Padre Antonio Maria, Ronnie Von, Dr. Ives Gandra Martins, e da comunidade portuguesa foi convidado o presidente da Portuguesa Antonio Castanheira.

Por fim três autoridades foram convidadas, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento, o presidente da Câmara de Comércio em São Paulo, Nuno Rebelo de Sousa e finalmente a maior autoridade, o presidente de Portugal Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que foi quem abriu as lives dando início às comemorações.

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o distanciamento e a impossibilidade de estar “com amigos”, citando pontualmente “os amigos da Casa de Portugal de São Paulo”, e valorizou a tecnologia que permite uma aproximação para assinalar o aniversário da entidade em seus 86 anos.

O presidente disse que nesses 86 anos muita coisa mudou, mas a casa de Portugal continua sendo o ponto de encontro dos portugueses de São Paulo e do Brasil, agradeceu o presidente e exercício Paulo Machado pelo convite para inaugurar as comemorações de forma virtual, saudando com um grande abraço todos os compatriotas e familiares.

O mandatário do executivo português também se referiu a cidade de São Paulo como um lugar bastante próximo: “também é minha [cidade] porque aí viveram meu avô, meus pais, meu irmão, minha cunhada, meus sobrinhos, e continua a ser da minha família, aí vive o meu filho [Nuno] e a nora, minha neta brasileira ou luso-brasileira, é uma realidade partilhada com tantas e tantos outros portugueses, é uma realidade de quase todas as famílias portuguesas especialmente nesse momento e que os encontros estão afetados pela pandemia”, disse ele referindo que “não podemos deixar de assinalar as datas festivas, simbólicas, como esse aniversário, nesses momentos de partilha de valores comuns, encontramos uma força maior, como também comum, para conseguirmos passar obstáculos que a pandemia nos impõe”, disse o presidente.

Ao final da mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa reafirmou sua satisfação em participar dessas comemorações, reforçou seu abraço aos compatriotas de São Paulo e mais efusivos abraços à ampla, extraordinária comunidade portuguesa no Brasil.

O presidente português confirmou que estará na capital paulista para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, no próximo dia 31 de julho.

Na última semana, a Casa de Portugal continuou promovendo mais lives e conversas sobre Portugal, como no dia 23 em que contou com o deputado português Paulo Porto, e os responsáveis pelo canal Cultuga, Priscila Roque e Rafael Boro. As participações em vídeo estão disponíveis na página oficial da casa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: