Casa de Portugal de São Paulo prepara grande festa para o Dia de Portugal

Nas comemorações do Dia 10 de Junho deste ano, a entidade promove um fim de semana de atividades culturais no Memorial da América Latina, com a participação de todos os países de língua portuguesa.

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> O Dr. Julio Rodrigues, presidente da Casa de Portugal São Paulo, acompanhado pela esposa Vera.

No último ano, a Casa de Portugal São Paulo promoveu diversos eventos que marcaram a comunidade portuguesa, como a transmissão dos jogos da Copa do Mundo, o seu aniversário de 75 anos com show de Fafá de Belém, uma homenagem ao Zico no Almoço das Quintas, a Ceia de Natal com o cantor Roberto Leal, além de vernissage, lançamento de livros e outros.

Para 2011, a casa já aponta qual será o evento mais bonito do ano. A comemoração do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, promovida todo dia 10 de Junho, será celebrada no Memorial da América Latina, em São Paulo, espaço já reservado para o evento, de acordo com o presidente Dr. Julio Rodrigues. “Vamos fazer uma festa para toda comunidade portuguesa, vamos trazer todos que conseguirmos dos países de língua portuguesa: Macau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor… Vamos trazer comida típica, música e folclore. Será um fim de semana, dois dias de festa, com todos os países que quiserem estar representados, os que não puderem, nós vamos representar por eles”.

Segundo o presidente da casa, será uma festa voltada às raízes, à cultura, à gastronomia e ao folclore. “Vai ser uma festa fabulosa”.

Além da Casa de Portugal SP, o presidente citou festas no Arouca São Paulo Clube e na Casa de Portugal do ABC que também foram memoráveis em 2010. “Nós ficamos felizes porque é bom que a comunidade seja alegre e que conviva. É isso que nos faz forte, isso que nos dá representatividade política na região onde estamos. Essa é uma comunidade produtiva, honesta, séria, é uma comunidade do bem”.

De acordo com ele, São Paulo, que é muito grande, acaba isolando as pessoas em suas próprias regiões. Mas a comunidade tem conseguido agregar seu público. “É verdade que o Banif tem ajudado muito, a Portuguesa tem sido catalisadora com o Banif, e as pessoas estão voltando muito para o folclore e para as nossas coisas” afirmou. “O Brasil está passando por um período bonito de crescimento sólido, as pessoas estão mais alegres e estão gastando mais. Mas o fato é que durante o ano tivemos festas maravilhosas em todas as casas portuguesas. Isso mostra que a comunidade está mais interessada em viver dentro da comunidade” diz o presidente.

Durante o seu discurso, o presidente da Casa de Portugal afirmou que a nova presidente do Brasil, Dilma Roussef, deve prestar atenção no ensino e no jovem. “Não vamos resolver nosso problema de violência, nem de droga, nem de corrupção amanhã. É investindo no jovem, dando boa educação, boa alimentação, boa assistência médica para talvez em uma ou duas décadas colher frutos. E que tenhamos um país melhor com pessoas melhores, que já de berço entendam o que é viver em comunidade, e que no coração só tenham coisas boas”.

Segundo Julio Rodrigues, esta é uma idéia que parece utópica, mas é possível alcançar se trabalharmos neste sentido. “Não é só utopia se nós trabalharmos neste sentido. Não podemos fazer 100% das coisas possíveis mas que a gente faça muito e produza uma comunidade melhor” acredita. 

A Casa de Portugal

Anualmente, a Casa de Portugal homenageia personalidades importantes com a medalha Pereira de Queiroz, como aconteceu em 2010, distinguindo o esportista Zico e a cantora Fafá de Belém, entre outros. “No passado, eram pessoas que tinham ligação com a comunidade portuguesa. Mais recentemente, decidimos dar a medalha não só a pessoas que tinham realmente uma origem portuguesa. Hoje queremos participar da paulicéia, então a idéia é sempre homenagear duas pessoas importantes da nossa sociedade” afirma Julio Rodrigues, citando esportistas, cientistas, médicos, sociólogos, políticos, não necessariamente que sejam portugueses ou descendentes.

“Isso é o Brasil, uma grande mistura. Nós temos todas essas cores, todas essas aparências que criam uma sociedade linda. Há muitas mulheres bonitas em São Paulo que qualquer outro lugar. Nós somos um povo privilegiado. Então queremos homenagear pessoas que façam diferença para o bem”.

E a Casa de Portugal tem tido um número maior de adesões entre seus associados, um interesse que vem crescendo ultimamente. De acordo com Julio Rodrigues, são pessoas que frequentaram a casa e suas dependências como a biblioteca, e gostaram da entidade.

O evento de encerramento de 2010 na Casa de Portugal teve muita procura. Apesar da data original do dia 10 de dezembro ter sido divulgada no calendário de eventos enviado ao Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, a Casa de Portugal adiou a festa a pedido do Clube Português que acabou fechando com o buffet para sua Ceia de Natal na mesma data.

Mesmo assim, a festa recebeu cerca de 600 convidados e contou com o patrocínio principal do Banco Banif e Numatur Turismo. “Nós estamos permitindo que outros patrocinadores estejam presentes porque afinal nossa comunidade é pequena e faço força para que ela continue e permaneça unida” diz Dr. Julio Rodrigues.

Em junho de 2011, termina a gestão do Dr. Julio Rodrigues, o qual já adiantou que pretende a reeleição. “Eu lutei pelo Orgulho de ser Lusa e agora vou lutar para ser eleito de novo” disse Rodrigues, mencionando que participou da reeleição de Manuel da Lupa como presidente da Portuguesa de Desportos, em dezembro passado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: