Candidatos da comunidade a vereador conseguem pouco espaço nas Eleições em SP

Mundo Lusíada

No domingo, 07 de outubro, os brasileiros foram às urnas para escolher prefeito e vereadores da sua cidade.

As eleições 2012 em São Paulo reuniram um número alto de abstenções, 1.592.722. Brancos somaram 381.407 e nulos, 516.384. Para a prefeitura de São Paulo, mais uma vez a disputa entre os partidos PT e PSDB ficou para o segundo turno, com José Serra com 1.884.849 votos neste primeiro turno, e Fernando Haddad com 1.776.317. O candidato que estava à frente nas pesquisas Celso Russomano acabou em terceiro com 1.324.021, seguido de Gabriel Chalita com 833.255, e Soninha com 162.384.

O Mundo Lusíada reuniu o resultado destas eleições de alguns candidatos a vereador que tem proximidade com a comunidade portuguesa na Grande São Paulo.

O único eleito foi Toninho Paiva com 48.613 votos. Em sua página do Facebook, Toninho Paiva agradeceu o carinho de todos e os votos que o reelegeram. Mas declarou que “é preciso continuar o trabalho para eleger para prefeito José Serra, neste segundo turno”.

Paiva preside anualmente uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo no Dia da Comunidade Luso-Brasileira, juntamente com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB) e por propositura do vereador Paiva. Ele é descendente de português, e participa de homenagens também na sede da Casa Ilha da Madeira de São Paulo e na Associação Casa dos Poveiros de São Paulo, onde está presente sempre que pode.

Outro candidato sempre presente na comunidade, mais especificamente no Arouca São Paulo Clube, é o vereador Wadih Mutran, que nestas eleições não conseguiu se reeleger, apesar de ter somado 27.429 votos. Mutran foi candidato a vereador e ficou como suplente em São Paulo pelo PP na coligação “Para Renovar São Paulo”. Empenhado em trazer melhorias para a região norte, trabalha pela Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Medeiros, Vila Ede, Jaçanã e adjacências, e já contribuiu com 578 projetos, sendo que 73 se tornaram leis.

Pela primeira vez se lançando na política, o radialista Martins Araújo reuniu nestas eleições 848 votos, não conseguindo sua eleição para vereador. Conhecido de toda comunidade portuguesa de São Paulo principalmente pelo trabalho que faz como radialista, Martins ficou como suplente em São Paulo pelo PP na coligação “Para Renovar São Paulo”. Ele apresenta os programas Açores sem Fronteiras, Ilha da Madeira em Destaque e Heróis do Mar na Rádio 9 de Julho, além do programa de rádio Portugal Dentro de Nós, pela Trianon AM. Entre outras emissoras (como ESPN, TV Cultura e Band Sports), já foi convidado especial da RedeTV! nas transmissões de partidas de clubes portugueses na UEFA Europa League. O radialista Martins Araújo nasceu no Funchal, Ilha da Madeira. Nestes 57 anos de Brasil, atua no rádio de São Paulo há 48 anos, sempre difundindo Portugal.

No ABC Paulista, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo recebe anualmente a sessão solene comemorativa ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, presidida atualmente pelo vereador Hiroyuki Minami, que trabalha em prol das comunidades imigrantes e foi reeleito em São Bernardo com 6.264 votos. Esta sessão solene era realizada antigamente por Ramos de Oliveira, que trabalhou em prol dos panificadores por muitos anos na região, e nestas eleições, não conseguiu se reeleger como vereador, tendo somado 1.256 votos. Ramos de Oliveira era subprefeito de Riacho Grande, em São Bernardo.

O cerimonialista da Câmara de São Bernardo e integrante do Elos Clube do Grande ABC, Marcelo Rocco foi candidato a vereador mas não se elegeu, com 999 votos, e ficou como suplente em São Bernardo do Campo pelo PP. Rocco, que até 04 de julho era assistente de cerimonial da Câmara, lançou a sua candidatura a vereador depois de conhecer bem o andamento da casa, se destacando em suas propostas de leis de incentivo à cultura regional e ao esporte.

O panificador Manuel Franco de Merlin também se lançou candidato a vereador nestas eleições, não foi eleito com 688 votos. Lançado como “Mané da Padaria”, foi candidato a vereador e acabou ficando como suplente em São Bernardo do Campo pelo PP na coligação “São Bernardo Cada vez Melhor”. Merlin era presidente da Aipan- Associação da Indústria de Panificação, permanecendo à frente do órgão por muitos anos.

O segundo turno das eleições para prefeito, na cidade de São Paulo, aconteceu neste dia 28 de outubro, elegendo para prefeito de São Paulo o petista Fernando Haddad.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend