Campinas prepara a XV Semana Cultural Portuguesa

Mundo Lusíada

Para marcar o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, oficialmente comemorado em 10 de Junho pelas comunidades lusas espalhadas pelo mundo, a Casa de Portugal de Campinas promove mais uma edição da Semana Cultural Portuguesa.

Nesta XV Semana Cultural Portuguesa, o evento traz literatura com a exposição "Palavras da Terra"; música com apresentação da Orquestra Experimental da Sociedade Filarmônica de Valinhos, e durante ato cívico, na praça Luis de Camões, a Orquestra de Violas de Valinhos. Além do Fado, artesanato e gastronomia portuguesa, com o Portugal a Mesa – um pequeno curso de Gastronomia Portuguesa onde Maria Isabel (City Bar) ensina delícias que depois serão degustadas pelos participantes.

Segundo a organização, o evento, desde sua primeira edição em junho de 1996, é uma atividade integradora de toda Casa de Portugal de Campinas e da comunidade da região, celebrando o 10 de junho. "Tem como prioridade divulgar a cultura portuguesa e promover o intercâmbio cada vez maior entre portugueses e brasileiros através de palestras, exposições, concertos, ciclo de cinema, danças e festas folclóricas e culinária típica. Busca incentivar e mostrar talentos portugueses e brasileiros abrindo espaço tanto para talentos já renomados quanto para novos talentos" informa a diretora Maria Jose Castro Marcos.

Além desta, a Casa de Portugal de Campinas prepara a Festa Junina, que acontece em todos os sábados de junho e os dois primeiros sábados de julho. A Semana Portuguesa acontece na Rua Ferreira Penteado, 1349 Cambui – Campinas SP. Mais informações no (19) 3252-5752.

Programação: 03/06 19h – Abertura com apresentação da Orquestra Experimental da Sociedade Filarmônica de Valinhos Exposição Cultural "Palavras da Terra"

04/06 15h – Curso de culinária portuguesa – vagas limitadas Ingresso 1k de alimento não-perecível (exceto sal)

05/06 19h – Festa Junina – Culinária Típica Portuguesa Apresentação do Rancho Folclórico Vasco da Gama de Santos

06/06 9h – Missa Solene – Capela do Hospital Real Sociedade Portuguesa de Beneficência 10h – Ato Cívico em frente ao busto de Camões Apresentação Orquestra de Violas de Valinhos e Rancho Folclórico Casa de Portugal de Campinas Local: Praça Luis de Camões

07/06 20h – Campeonato de Sueca

08/06 15h – Arte, Poesia e Sabor Inscrição de 10 de maio à 05 Junho Ingresso 1k de alimento não-perecível (exceto sal)

09/06 19h – Viagem ao mundo do Fado Breve palestra e filme acompanhado de Caldo Verde

10/06 20h – Outorga do Título de Cidadão Campineiro pela Câmara Municipal de Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend