Após quase seis meses, governo nomeia Vice-Cônsul para cargo em Fortaleza

Da Redação

FORTALEZA_CearaApós quase seis meses de vacância no cargo diplomático e depois de um intenso trabalho de articulação e insistência por parte da Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP- CE), a entidade divulgou “com satisfação” a nomeação da Dra. Ana Cristina Pedroso para o cargo de Vice-Cônsul de Portugal em Fortaleza.

A informação partiu da Embaixada de Portugal no Brasil e a nova representante consular deverá ser oficialmente empossada após a publicação da indicação no Diário da República de Portugal.

Desde setembro de 2015, quando o vice-Cônsul de Portugal em Fortaleza, Francisco Brandão, foi transferido da capital cearense para Belém (PA), sem que houvesse reposição de um representante diplomático oficial, os serviços consulares prestados foram bastante prejudicados, gerando problemas para a comunidade luso-brasileira que procurava a instituição, segundo a Câmara.

Preocupado com o impacto na geração de negócios entre empresários brasileiros e portugueses ou de língua portuguesa e cumprindo seu papel nas relações entre os dois países, a Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Ceará, sob a liderança do empresário Armando Abreu, promoveu diversas e insistentes ações junto à embaixada portuguesa e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, cobrando a resolução do problema.

“Fizemos isso não somente por respeito à comunidade portuguesa local e para garantir e estimular os empresários e investidores de ambos os países a gerar negócios, dando-lhes segurança consular, mas também para colaborar na manutenção de uma boa imagem do Governo Português perante a sociedade cearense”, explica Armando Abreu.

A Câmara Brasil-Portugal no Ceará se coloca à disposição dos interessados para ajudar na intermediação de questões de interesse que sejam inerentes à comunidade dos países de língua portuguesa, não apenas em prol dos sócios e parceiros, como da comunidade luso-cearense.

Segundo a entidade, é grande a atuação do empresariado de Portugal no Estado do Ceará, com participação de capital português, 14 empresas foram constituídas na região entre 1º de janeiro a setembro de 2015, conforme dados da Junta Comercial no Estado do Ceará.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: