Após espetáculo apoteótico, Rancho Folclórico Verde Gaio seguiu para Portugal

Por Ronaldo Andrade

 

Final do espetáculo, Carnaval. Foto: Ronaldo Andrade
Final do espetáculo, Carnaval. Foto: Ronaldo Andrade

“De tirar o fôlego”. Assim resumiu Olinda Rocha, integrante do orfeão do Centro Cultural Português que assistiu, ao lado de outros 300 privilegiados expectadores, o espetáculo ‘Folguedos, festejos e outros carnavais’, apresentado pelo Rancho Folclórico Verde Gaio no dia 8 de julho no Teatro Guarany, em Santos, na despedida do grupo, que realiza sua terceira digressão a Portugal entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.

Além da apresentação tradicional do folclore português, o diferencial do espetáculo, que teve como apresentador o comendador Vasco de Frias Monteiro, é a mescla de vários estilos musicais brasileiros, provenientes de vários estados: Afoxé, Capoeira, Carnaval, Cavalo Marinho, Festa do Boi Garantido (vermelho), Frevo, Lundú / Carimbó e Marchinha, todas devidamente caracterizadas com figurino próprio, numa troca intensa que os integrantes realizam durante o show.

A direção do espetáculo é das coreógrafas Miriam Carbonaro e Fernanda Ianuzzi, que elogiaram o elenco, formado por pessoas de diferentes faixas etárias, pela determinação em aprender novas danças: “Tenho certeza que o público português vai adorar, pois é uma apresentação alegre e dinâmica”, disse Miriam.

A diretora do rancho, Ana Maria Gonzalez, estava muito emocionada com a apresentação: “Fiquei feliz com nosso desempenho e com a satisfação do público. Trabalhamos muito desde outubro, com vários ensaios durante todo esse tempo, e é maravilhoso ver o resultado de todo o esforço desprendido”, afirmou.

Integrante do grupo há 35 anos, Maria Lúcia de Freitas é a porta-bandeira da apresentação carnavalesca, e não continha a ansiedade pela viagem: “Estive na digressão anterior, em 1992, e estou muito contente em viajar novamente com o rancho”, declarou.

O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, agradeceu ao público pela presença e a todos que colaboraram para tornar esse sonho em realidade. O grupo, entre outros souvenires, levará livros sobre Santos e réplicas da tradicional mureta da Ponta da Praia, oferecidos pela prefeitura, para entregar às Câmaras Municipais das cidades que fazem parte do itinerário do rancho (ver quadro).

O cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, destacou a importância da viagem, afirmando que o rancho divulgará o nome de Santos em terras lusitanas, enchendo de orgulho a comunidade luso-brasileira da cidade e região da Baixada Santista.

Programação:

Dia 24/07- Covilhã

26/07 – Vale de Cambra

27/07 – Paredes  – Porto

28/07 – Gondarém – Vila Nova de Cerveira

02/08 – Vila Real

03/08 – Festival Internacional de Arouca

04/08 – Paramos – Espinho

07/08 – Oliveira de Azemeis

08/08 – São João da Madeira

09/08 – Viseu (Abertura da Feira de S. Matheus)

10/08 – Festival de Macieira de Cambra

11/08 – Vila Chã de Sã – Viseu

14/08 – Aguiar da Beira

15/08 – Meda

16/08 – Carregal (Manhouce)

16/08 – Vila Real

17/08 – Ansião

18/08 – Vila Praia De Âncora

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: