Provedoria Portuguesa reúne comunidade em “sardinhada” beneficente

Mundo Lusíada

Em 29 de junho, a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo recebeu convidados para um evento anual em prol do Lar dos Idosos, que atende brasileiros e portugueses.

O primeiro provedor, presidente do Lar, Oscar Ferrão, recebeu representantes da comunidade, convidados e autoridades portuguesas, como o cônsul-geral de Portugal em SP, Paulo Nascimento. “A sardinhada que fazemos é mais para mostrar o nosso trabalho, não é nem tanto pelo valor que se cobra, mas queremos que a comunidade venha ver o nosso trabalho e avaliar”, disse Ferrão ao Mundo Lusíada.

Segundo ele, o evento também é importante para agregar novos sócios, porque a casa vive estritamente de doações de associados. Para tal, o presidente abre as portas para quem quiser conhecer a instituição, e participar dos eventos. “Também na Casa de Portugal, temos um centro de apoio, onde tem uma auxiliar que pode receber as pessoas, e quem quiser se associar será muito bem vindo, é o que a gente precisa hoje”.

Antigamente, a Provedoria recebia anualmente um subsídio do governo português para manutenção. No ano passado, o presidente disse que não sabe por qual motivo não recebeu nenhuma ajuda. “Mas esse ano veio uma verba de certo modo ‘muito pequena’ de 4 mil euros. Para uma entidade dessas o ano inteiro, não dá. Mas tudo o que vem é bem vindo para nós”.

Atualmente, com capacidade para 70 pessoas, o Lar dos Idosos está atendendo 33 idosos. “Nós temos aqui o Silvio, nosso braço direito que está aqui há quase 20 anos. Eu sou o sucessor do Paulo Porto. E na verdade a diretoria que comanda, a equipe é que trabalha”, diz o atual presidente Oscar.

Neste evento, foi servido sardinhas portuguesas na brasa e caldo verde, além de um pernil assado, através de uma colaboração da equipe da Casa Ilha da Madeira de SP, a Comunidade Gebelinense de SP, e da Teresa Morgado do restaurante Cais do Porto no Canindé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend