III Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte reuniu representantes de todos os estados

Mundo Lusíada

Aconteceu o III Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte do Brasil, iniciado no dia 26 e encerrado em 28 de junho.

“Pela primeira vez o Maranhão sediou o encontro, e o Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão teve a oportunidade de demonstrar todas as atividades desenvolvidas em prol da cultura e do empreendedorismo no estado, compartilhando boas práticas com os representantes dos demais estado da jurisdição norte do Brasil”, divulgou Julio Gomes.

Segundo o presidente do Conselho organizador, o encontro, com objetivo alcançado de aproximar cada vez mais Portugal da região brasileira, contou pela primeira vez com representantes do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, e Roraima, num encontro regional.

Ao final da manhã do dia 28, todos os presentes assinaram a “Carta de São Luís”, para posterior envio ao governo de Portugal, para conhecimento e providências.

Para Francisco Brandão, ex-vice cônsul para Belém do Pará, foi um “momento histórico em que pela primeira vez as Associações Luso Brasileiras do Norte do Brasil têm todos os seis Estados representados”.

Ainda participaram do evento a nova Vice Cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro, Cônsul Honorário em São Luís Abraão Valinhas Junior, Cônsul Honorário em Manaus Humberto Figueiredo, ao comando do Conselho da Comunidade Luso-brasileira no Maranhão, com presidente Júlio Gomes.

Durante a programação, o grupo participou de city tour pela cidade patrimônio da humanidade, com parada na icônica Rua Portugal, e também uma visita ao Convento das Mercês, onde esteve Padre Antonio Vieira, para visita às instalações do prédio histórico, a exemplo do Museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira.

Além de uma apresentação aos convidados de uma exposição de trajes típicos dos grupos de danças portuguesas do Estado do Maranhão, no Salão “Casa de Portugal”, espaço cedido pelo Estado do Maranhão mediante Termo de Cooperação assinado com o Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend