X9: Carnaval 2010 com homenagem à Portugal

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

A Escola de Samba X-9 Paulistana prepara uma grande homenagem para Portugal no Carnaval de 2010. A escola comemora seus 35 anos de fundação, os 100 anos da República Portuguesa e os 101 anos de Carmen Miranda, portuguesa que se tornou uma cantora-símbolo do Brasil no mundo, nos anos 50.

Presente na recepção de 10 de Junho no Consulado de Portugal em São Paulo, o presidente da escola José Manuel Gaspar disse ao Mundo Lusíada que já está em contato com o cônsul-geral em São Paulo, José Guilherme Ataíde, e com o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva, para os preparativos do desfile, que contará com folcloristas da comunidade, entre eles, o Grupo Folclórico da Associação Portuguesa de Desportos. “Estamos fazendo este trabalho, começando com o cônsul, o Dr. Almeida também, para trazer a comunidade portuguesa para desfilar com a gente” afirmou.

De acordo com o carnavalesco Rodrigo Cadete, o próximo desfile da escola vai abordar o que os brasileiros têm de herança lusa, em temas como a língua portuguesa, a religiosidade, o futebol. “Como a nossa escola é de fundação e descendentes portugueses, carregamos isso nas cores, fizemos este link falando de toda herança portuguesa no Brasil, dança, música, culinária, tudo o que o Brasil tem de essência portuguesa” contou o carnavalesco. “Somos um povo multicultural mas de base portuguesa e é isso que vamos exaltar”.Junto com ele, o também carnavalesco da X-9, Augusto Oliveira, conta que “o último setor será exatamente este congraçamento da X-9 (que é de fundação portuguesa) e a comunidade portuguesa com toda herança contada nos outros setores”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend