Vírus da gripe é primeira pandemia do século 21

Em Portugal, foram detectados 6 casos; no Brasil o número subiu para 114.

Mundo Lusíada Com Rádio ONU

A OMS – Organização Mundial da Saúde declarou o vírus A(H1N1) é a primeira pandemia do século 21. O anúncio foi feito em Genebra, na Suíça, pela diretora-geral Margaret Chan. Segundo ela, com base em informação científica e na disseminação do vírus pelo mundo, a OMS decidiu elevar o risco de pandemia para 6, o máximo da escala de alerta, o que significa uma transmissão entre pessoas em vários países de várias regiões do Globo.

A doença já afetou quase 30 mil pessoas em 87 países, causando 144 mortes, a maioria no México. Os países com o maior número de casos são Estados Unidos, México, Canadá, Chile e Austrália. A OMS não impôs nenhuma restrição a viagens por causa da pandemia. De acordo com Chan, o A(H1N1) continuará se espalhando, mas sem muitas vítimas fatais. Ainda não se sabe como o vírus deverá se comportar nos países em desenvolvimento. Para ela, grávidas que se contaminarem com o vírus estariam sujeitas a mais complicações.

Em Portugal, foram detectados seis casos de gripe A, destes apenas dois se mantém internados no Hospital Curry Cabral. O último caso conhecido dia 19 de junho, segundo o Ministério da Saúde, é de um homem de 26 anos que regressou dia 14 dos Estados Unidos, mas com uma situação clínica estável.

No Brasil, o número de casos subiu para 114 confirmados, sendo 41 em São Paulo, 26 em Santa Catarina, 15 no Rio de Janeiro, 19 em Minas Gerais, 4 no Tocantins, Distrito Federal com 3, Mato Grosso com 2, um na Bahia e um no Rio Grande do Sul.

Em relação ao total de casos confirmados, mesmo com a detecção de 20 casos autóctones, todos têm vínculo epidemiológico com pacientes procedentes do exterior. Desse modo, o Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus de pessoa a pessoa.

Para tratar do assunto, a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, acolheu um fórum sobre saúde global. Chefes de muitas agências da ONU participaram do encontro que avaliou o impacto das mudanças climáticas e da atual crise econômica sobre os programas de saúde no mundo.

Segundo a OMS, México, EUA, Canadá, Chile e Austrália são considerados os países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1). Do total de países, 35 têm casos autóctones: EUROPA (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); AMÉRICAS (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); ÁSIA (Japão); ÁFRICA (Egito) e OCEANIA (Austrália).

Deixe uma resposta