Da Redação
José Sena Goulão/Lusa
Degustação de vinhos do Porto Vintage, representativos das melhores colheitas produzidas pela família Symington nos últimos 100 anos, em um hotel da capital.
O Vinho do Porto foi homenageado em Santarém, no III Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha, com a distinção de honra. Anualmente concedida a uma instituição ou entidade que se tenha evidenciado na área gastronômica, a distinção recai este ano a escolha no Vinho do Porto pela harmonia da conciliação dos seus vinhos com a gastronomia.
A notoriedade do título de honra dedicado ao Vinho do Porto é relevada pelo fato deste congresso, que já vai na sua terceira edição, ser um espaço de troca e partilha de idéias entre profissionais de cozinha, destacando-se a presença de personalidades nacionais e internacionais reconhecidas na área gastronômica.
O Congresso engloba ainda o Concurso Nacional da Sanduíche, cujo vencedor irá representar Portugal no Concurso Internacional em Madrid. Alex Atala, um dos mais conceituados Chefes de cozinha brasileiro da atualidade, é uma das presenças. Em 2006, Atala foi eleito Chefe do ano pelo Guia Michelin (onde obteve a classificação máxima de três estrelas) e o seu restaurante – D.O.M – consta na lista dos 50 melhores restaurantes do Mundo. Alain Devahive vem diretamente do Atelier do Restaurante Ell Bulli em Barcelona para fazer o balanço dos últimos anos de investigação, deste que é o melhor restaurante do mundo segundo a crítica especializada.
A presença de alguns dos mais reconhecidos Chefes nacionais, entre os quais Vítor Sobral, Hélio Loureiro, Ljubomir Stanisic, Luís Baena e Henrique Sá Pessoa, irá igualmente abrilhantar esta terceira edição do Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha.