Vereadores fazem homenagem no Dia do Panificador

Com a presença do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, a Câmara Municipal reuniu profissionais e dirigentes do setor e homenageou Francisco Franzese, da Padaria Kennedy.

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo promoveu uma Sessão Solene, dia 12 de novembro, em homenagem ao Dia do Panificador. O Sipan/Aipan (Sindicato e Associação dos Panificadores do Grande ABC) escolheu a personalidade deste ano para receber o prêmio em nome dos panificadores da região: Francisco Franzese, proprietário da Panificadora Kennedy (em São Bernardo). O conhecido “Chicão” recebeu a medalha João Ramalho pelas mãos do prefeito Luiz Marinho (PT), que esteve presente na sessão.

Para o presidente do Sindicato dos Panificadores do ABC, Antonio Carlos Henriques, é “motivo de orgulho” o setor ser lembrado não só pelos vereadores como também pelo prefeito. “É uma maneira de mostrar a importância do setor junto às camadas da população, da rica à mais pobre”, diz Henriques.

“O Dia do Panificador já existe há alguns anos no calendário oficial, na época foi instituído por autoria do ex-vereador Ramos de Oliveira. Até a pedido do próprio Ramos de Oliveira e da Sipan/Aipan, nós assumimos a sessão com muito prazer e pretendemos realizá-la todo ano”, disse o atual presidente da comissão organizadora, vereador Admir Ferro. “A padaria está na cultura do povo brasileiro, cada vila conta com uma padaria. E hoje, as panificadoras se modernizaram muito, elas são quase uma loja de conveniência”, disse o vereador elogiando o ambiente familiar, a beleza e qualidade dos atuais estabelecimentos.

A Homenagem De acordo com Antonio Carlos Henriques, a escolha do homenageado deste ano foi um consenso geral. “Foi uma escolha coerente pela importância do nosso panificador, da padaria em si, a Kennedy, com certeza uma das padarias mais tradicionais do Brasil. Costumo dizer que tem muitas padarias grandes e excelentes na região, a Kennedy é um estabelecimento grande e que ainda conserva a parte tradicional da padaria. Se tem uma homenagem que deve ser feita é para a Kennedy, a seus proprietários e a toda família que trabalha lá”.

Ao Mundo Lusíada, o homenageado agradeceu a iniciativa do Sipan/Aipan. “No Dia do Panificador, recebemos da Associação e do Sindicato uma distinção como a melhor panificadora do ABC. E agora pela Câmara dos Vereadores de SBC recebi a medalha João Ramalho, que foi muito gostoso, porque são muitos anos de luta na padaria e tivemos uma homenagem bonita onde até o prefeito esteve presente, e não é uma coisa fácil receber homenagem da mão do prefeito. Fico muito feliz”, disse Francisco Franzese. A Padaria Kennedy fica localizada na Av. Kennedy 535, em São Bernardo do Campo.

O evento contou ainda com a apresentação do Coral da Terceira Idade, além da Orquestra Jovem de São Bernardo do Campo, integrantes do Projeto Guri que trabalham em áreas de periferia. Durante seu discurso, além de parabenizar os panificadores por serem empreendedores e empregadores, o prefeito Luiz Marinho pediu que os empresários da panificação se reunissem para discutir apoio à Orquestra Jovem, recolhendo parte do seu Imposto de Renda para ajudar os jovens carentes.

Pãozinho na merenda escolar Uma das ações que o Sipan/Aipan trabalha para concluir na região do Grande ABC é inserir o pão francês na merenda escolar. Em discurso na Câmara Municipal em São Bernardo, o presidente do Sindicato da categoria, Antonio Carlos Henriques, pediu apoio ao prefeito Luiz Marinho para a iniciativa. Segundo ele, o alimento melhora a condição física e mental das crianças.

Ao Mundo Lusíada, o prefeito de São Bernardo falou sobre o setor e sobre as melhorias acordadas entre o executivo e o sindicato, desde que Luiz Marinho assumiu a prefeitura. “Nós discutimos a carga tributária do setor, eles pediram apoio na relação com o governo federal, nós apoiamos, abrimos espaço e abrimos portas. E montamos um grupo de trabalho com eles para discutir como viabilizar o pão na merenda escolar. O pão é um excelente alimento, se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse o prefeito.

De acordo com Luiz Marinho, a panificação se destaca como um setor de empreendedores. “O setor de panificação fez uma grande revolução, transformação no designer, na qualidade, e se desenvolveu muito nos últimos anos. É um setor empreendedor e um grande empregador”, disse Marinho, parabenizando o setor no Dia do Panificador.

“É um setor que vem crescendo na parte da alimentação principalmente fora do lar, isso é muito importante, nos acentuarmos dentro da população e dentro do país, e assim gerando emprego e economia para o nosso município”, diz o presidente do Sipan, Antonio Carlos Henriques, que dirige, além do sindicato, a Padaria Nova Brasília em São Caetano do Sul.

Deixe uma resposta