Últimas do Rio: José Estrela distinguido em Portugal

Por Igor Lopes

Mundo Lusíada

 

José Estrela distinguido em Portugal

José Estrela, conhecido na comunidade carioca por ser responsável pela Livraria Camões, vai receber, em outubro, o Prêmio Ciência e Cultura da Academia Luso-Brasileira de Letras, de Portugal. A cerimônia será no Cassino do Estoril, a 25 quilômetros de Lisboa.

Vinhos do Alentejo “deliciam” o Brasil

Produtores portugueses do Alentejo vão estar este mês em São Paulo e no Rio. O evento quer dar a conhecer os vinhos do Alentejo. Em São Paulo, a campanha será dia 25 no Caesar Park São Paulo Faria Lima Hotel. Dia 27, os produtores estarão no Rio Othon Palace Hotel.

Gil Vicente no Real

José Augusto Cardoso Bernardes apresenta “Perguntas a Gil Vicente (ainda por responder)”, no dia 17, às 14h30, no Real Gabinete Português de Leitura. José Augusto é professor da Faculdade de Letras de Coimbra e diretor da Biblioteca Geral daquela universidade. A entrada é livre.

Camilo Castelo Branco em congresso

Acontece, no Rio, dia 24, às 9h30, a abertura do Congresso Internacional Camilo Castelo Branco e o Oitocentos: 150 anos do Amor de Perdição, no auditório do Real Gabinete Português de Leitura. A primeira fase do Congresso é USP, de 19 a 21.

Acordo ortográfico por Paulo Paranhos

O acadêmico Paulo Paranhos vai apresentar uma palestra sob a temática “O acordo ortográfico: Uma nova caixa de pandora?”, no dia 18 de setembro, às 16h. Quem promove o encontro é a Academia Luso-Brasileira de Letras, na sede da CONFALB, na rua Teixeira de Freitas, 5, 303, Lapa, Centro do Rio.

Música Portuguesa Brasileira em gravação

Estréia, hoje, dia 15, às 20h45, no Canal Brasil, um programa baseado na série idealizada pelo cantor e compositor Pierre Aderne. O programa se destaca por ser um encontro entre Brasil, Portugal e Cabo Verde. Música Portuguesa Brasileira condensa artistas dos três países para celebrar a diversidade cultural.

The Gift no Arpoador

A banda portuguesa “The Gift” se apresentou no dia 15 no Studio RJ, no Arpoador, Zona Sul carioca.

Senhora da Mó no Arouca

No último dia 7,  Arouca Barra Clube festejou a Nossa Senhora da Mó. A apresentação ficou por conta da Banda TB show e do rancho folclórico da casa.

“Materiais diversos” apresenta projetos

Na sua 4ª edição, o festival “Materiais Diversos” faz escala no Brasil, de 14 a 29 de setembro. Participam 13 criadores portugueses e nove brasileiros, num total de 15 projetos que envolvem movimento, dramaturgia e música.

Cariocas celebram Vasco da Gama

A Câmara Municipal do Rio foi palco, no dia 24 de agosto, de uma sessão solene em comemoração ao dia do Club de Regatas Vasco da Gama e dos Vascaínos. A iniciativa, que tem assinatura do vereador Roberto Monteiro, acontece desde 2007. O clube, que foi fundado em 21 de agosto de 1898, está completando, em 2012, 114 anos de vida.

Noite portuguesa em Belfort Roxo

Ao completar 50 anos, o “Vale do Ipê Country Clube” promoveu “Uma Noite Portuguesa”, com a participação da banda “Os Típicos da Beira” e do cantor Mário Simões. A festa teve lugar na sede do clube, no município de Belfort Roxo, cerca de 30 quilômetros do Rio.

Concurso de poesia abre inscrições

A Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP) está levando a cabo o seu XXIII Concurso de Poesia. O tema é livre e está aberto às categorias infantil, juvenil e adulto. As inscrições estão abertas até dia 31 de outubro. Informações em [email protected]

Prêmio José Bonifácio quer ensaios sobre Gilberto Freyre

A Academia Luso-Brasileira de Letras está promovendo o Prêmio José Bonifácio. O concurso trata de ensaios sobre Gilberto Freyre e suas contribuições antropológicas e sociológicas. As inscrições acontecem até 30 de setembro. Informações na sede CONFALB/FALARJ, na rua Teixeira de Freitas, 5, sala 303, Lapa, Rio de Janeiro.

Sardinhas apreendidas em São Gonçalo

Trinta e cinco toneladas de sardinha foram apreendidas, no dia 29 de agosto, por policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) do Rio. O material foi encontrado em uma fábrica, em Gradin, São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Segundo o delegado titular da delegacia especializada, José Fagundes Resende, foram encontradas sardinhas menores do que o tamanho permitido para a pesca. Os responsáveis foram autuados de acordo com a Lei Ambiental.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: