Tecnologia 5G começa a ser testada no Brasil

Ainda que o leilão da tecnologia 5G só esteja previsto para meados de 2020 no Brasil e consequentemente seja bastante improvável que possamos ver essa tecnologia sendo comercializada no Brasil antes de 2021, cada vez mais o 5G se torna uma realidade próxima de todos nós. Ao menos para testes.

Recentemente, a operadora de telefonia TIM anunciou que começará a montar redes 5G em suas lojas para que possam demonstrar aos clientes o que a tecnologia representa.

Desde a última sexta-feira, 11 de Outubro, a tecnologia já está disponível para testes na loja do shopping Ibirapuera, em São Paulo.

Os clientes que visitam a loja podem no momento experimentar a tecnologia através de um smartphone da LG disponibilizado para demonstrações. Os equipamentos disponibilizados utilizam uma antena com licença especial da Anatel liberada exclusivamente para testes.

Além da TIM, outra empresa de telecomunicações que iniciará demonstrações da tecnologia é a Algar Telecom, em Uberlândia.

O impacto da tecnologia 5G para os usuários

Um dos principais benefícios aguardados por quem está ansioso para a chegada das conexões 5G diz respeito a velocidade. A expectativa é de que ela seja algumas dezenas de vezes mais rápidas que a conexão 4G. A velocidade poderá chegar a 20 Gbps, o que permitirá downloads muito mais rápidos e, em plena era do streaming, facilitar muito a vida do usuário final para assistir filmes, séries, shows e eventos ao vivo. Em outras palavras, é como se o celular muito em breve fosse ser mais rápido que o próprio wi-fi da sua casa.

Videoconferências

Ainda que a conexão 4G possa ser considerada satisfatória para a realização de videochamadas, com a tecnologia 5G é esperado que uma reunião por exemplo, possa ser realizada como se ambos os participantes estivessem no mesmo ambiente físico, em tempo real. Por outro lado, com a tecnologia 5G aumentam também os riscos de espionagem devido ao aumento do número de pontos para potenciais invasores.

O setor de saúde: Cirurgias remotas em tempo real?

Uma das maiores expectativas tem sido em relação a procedimentos médicos quando paciente e médico estiverem separados por quilômetros de distância. É esperado que dispositivos possam passar informações sobre pacientes em poucos segundos. É cogitada até mesmo a realização de cirurgias de forma remota, utilizando robôs compatíveis com a tecnologia 5G, devido a baixa latência da rede, ou seja, a capacidade de resposta da rede a uma solicitação.

A indústria do Entretenimento: 1 trilhão de dólares em receitas

Com a indústria do entretenimento, são previstas receitas de cerca de 3 trilhões de dólares até 2025. Desses valores, cerca de 50% serão gerados através de dispositivos conectados a rede 5G.

Empresas de streaming de musica como o Spotify, e até mesmo a indústria de jogos online capitaneada por empresas como a Betway Cassino, site de caça níquel online, preveem aumento significativo de suas receitas assim que a rede 5G se tornar padrão pelo mundo.

O futuro: O que mais podemos esperar da rede 5G

Como você pode ler acima, não são poucos os benefícios que serão trazidos pelas redes 5G. Mas não fica só nisso. Tente se lembrar da última vez que você foi a um grande evento com aglomeração de pessoas, como um festival de música como o Rock In Rio ou um jogo de futebol.

Certamente foi uma experiência difícil utilizar sua conexão de internet no celular, não é verdade?

Isso irá acabar com a tecnologia 5G. Ela permite que mais aparelhos estejam conectados simultaneamente, chegando a números que em teoria poderiam suportar cerca de 1 milhão de aparelhos conectados por quilômetro quadrado.

Devido a potência da rede 5G isso irá reduzir significativamente ao gargalo eletromagnético existente em grandes aglomerações urbanas.

O primeiro grande teste promete ser no Japão, nos Jogos Olímpicos do ano que vem, 2020, quando o país pretende ter sua rede 5G funcionando.

Até mesmo o uso de carros autônomos, onde não é necessária a existência de um motorista, serão beneficiados com a tecnologia 5G. Com a implantação, é esperado que deslanche de vez a existência de carros que dirigem sozinhos.

Ficou ansioso? No resto do mundo, as conexões de quinta geração já começam a ser utilizadas em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Coréia do Sul e Portugal.

Mas, como tudo no Brasil demora um pouquinho mais, por aqui só devemos finalmente desfrutar desses benefícios a partir de 2021. Até lá, o único jeito é ir em uma loja da TIM e provar um pouco do gostinho dessa fabulosa tecnologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: