SPFW: A moda portuguesa retratada nas obras de Miguel Vieira

Por Karla Cristine JustinoPara o Mundo Lusíada 

No último domingo (17 de junho), o estilista português Miguel Vieira mostrou sua coleção versão 2008 em um dos maiores eventos da moda, o São Paulo Fashion Week. Desfilando pela segunda vez, apresentou um Portugal Contemporâneo através de seu tema “Passado, Presente e Futuro.” 

Karla Cristine/Mundo Lusíada

Estilista português Miguel Vieira durante o evento

Miguel Vieira se inspirou na moda futura, utilizando as cores branco brigth white, preto caviar, prata silver e cinza glacial em tecidos de seda, chiffons, lã e brocados cedem brilho, assim dando um toque de modernidade. Já nas peças de malha em lurex e feminina foram aplicados cristais Swarovski, representando a imagem da mulher ideal do estilista.O seu desfile futurista trouxe de volta a cintura alta, além dos ternos prata, minissaias e vestidos curtos, mas tudo muito moderno, como o cabelo preso nas roupas, peças com formas mais soltas e justas, desenhos japoneses e bolsas grandes, inclusive para homens.Ao Mundo Lusíada, Miguel disse que as pessoas já conseguem encontrar nas lojas de São Paulo moda do mundo inteiro, peças que são vendidas em Nova York e Paris, como por exemplo. E ele ainda afirmou que “não existe um conceito de moda brasileira, portuguesa, japonesa ou francesa. Existe um conceito global moda”. Assim, mostrando a globalização da moda. “Em São Paulo não é muito diferente das modas que fazem em diversos países”, finalizou Miguel.E com o apoio do ICEP Portugal, Miguel Vieira deixou a marca de Portugal em São Paulo.

 

Miguel VieiraNascido em São João da Madeira, iniciou a sua carreira de designer de moda no ano de 1986. Participou diversas vezes nos salões da Expofashion da Filmoda, expondo suas coleções próprias. Criou coleções para pronto-a-vestir da Montagute, Moda Lisboa, Porto Moda, Marie Claire e Modacalzado “Madri”.

Ele já se apresentou nas passarelas das principais capitais do mundo, como Paris, Londres, Milão, Madrid, Atenas, Istambu, Nova Iorque e Tóquio. Foi nomeado para a Personalidade do Ano na Categoria de Moda do Globos de Ouro em 1998, abriu a loja “Miguel Vieira Casa” em 2004, e recebeu neste ano o Globo de Ouro para estilista do ano na categoria de moda.

 

Deixe uma resposta