Sobreiro português vence concurso de Árvore Europeia do Ano

Da Redação

O maior sobreiro do mundo, registrado no livro de recordes mundiais Guinness, venceu o concurso de Árvore Europeia do Ano. Com mais de 200 anos, o sobreiro português ‘Assobiador’ é o ‘European of The Year 2018’.

Esta foi a primeira vez que Portugal participou no concurso para Árvore Europeia do Ano. O ganhador de Águas de Moura, Portugal, foi revelado em Bruxelas, na presença de 200 participantes, e recebeu 26.606 votos, seguido pelos Ulmeiros ancestrais de Cabeza Buey (22.332 votos) e pelo ‘Ancião das Florestas de Belgorod’ (21.884 votos). A participação dos países envolvidos reuniu cerca de 200 mil votos no concurso.

Com mais de 14 metros de altura e um perímetro de tronco superior a 4,15 metros, este sobreiro já foi descortiçado mais de vinte vezes. Só em 1991 produziu mais cortiça do que a maior parte dos sobreiros produzem em toda a vida, dando origem a mais de 100 mil rolhas. O canto das aves (canoras) que vivem nos ramos, e se assemelha a um assobio, por isso seu nome Assobiador.

O concurso, realizado desde 2011, pretende encontrar a árvore “com a história mais interessante”. O sobreiro é uma árvore muito importante para Portugal, não só pela cortiça que produz e o volume de exportações que representa, mas porque é um garante de suporte ecológico e econômico para populações rurais.

A votação aconteceu até 28 de fevereiro, através da página do concurso, e os resultados conhecidos numa cerimônia no Parlamento Europeu, em 21 de março, Dia Internacional das Florestas. Os demais participantes estão no site: https://www.treeoftheyear.org.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: