Sobe para nove os casos de coronavírus em Portugal

[ Atualizada às 14h ]

Seis turmas, professores e funcionários de quarentena em duas escolas da Amadora.

Da Redação
Com agencias

Portugal confirmou nesta quinta-feira novos casos do novo coronavírus, elevando para nove o número total de casos no país, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dois novos casos confirmados nesta manhã são de dois homens internados no Hospital de São João, no Porto. Um deles esteve na Itália e o outro tem ligação a um caso confirmado. O nono caso é de um homem que esteve na Itália, e encontra-se internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Os doentes estão internados em hospitais do Porto, Coimbra e Lisboa. A mulher infectada é professora na Amadora e está internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Segundo a imprensa portuguesa, os alunos da professora estão em isolamento por 14 dias.

No caso, alunos de seis turmas de duas escolas da Amadora ficam “em isolamento social” nas suas casas até 13 de março por ter sido diagnosticada a infecção na professora.

Em comunicado, o Agrupamento de Escolas Pioneiras da Aviação Portuguesa, no qual pertence a Escola Básica 2/3 Roque Gameiro e Escola Secundária da Amadora, refere que uma professora esteve de férias em Milão, Itália, na semana passada, e regressou à escola para dar aulas no fim da semana passada.

Segundo o agrupamento, na passada segunda-feira já não compareceu na escola e na quarta-feira foi-lhe diagnosticado o Covid-19. “Face a esta situação, foi determinado pela autoridade de saúde da Amadora que as cinco turmas da Escola Básica 2/3 Roque Gameiro e uma turma da Escola Secundária da Amadora que tiveram aulas com esta professora vão ficar em isolamento social até ao dia 13 de março, inclusive, nas suas residências, não podendo portanto vir à escola”, refere o comunicado.

O agrupamento destas escolas indica também que os professores e assistentes operacionais que estiveram em contato com esta professora ficaram em situação de isolamento.

A escola sublinha que, “embora os jovens deste grupo etário não tenham grande suscetibilidade para ficarem doentes com esta situação”, é pedido que se tenha atenção ao “aparecimento de sintomas, como “febre ou tosse ou dores de garganta”.

Segundo a escola, diariamente as famílias destes alunos vão ser contactadas para verificar a evolução da situação clínica.

Casos da doença

No boletim divulgado sobre a situação epidemiológica em Portugal, a DGS informava que estavam registrados 117 casos suspeitos.

O Covid-19 é o nome atribuído pela Organização Mundial de Saúde à doença provocada pelo novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, no final do ano passado.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.

A Itália, o país mais afetado na Europa, anunciou na quarta-feira o encerramento de todas as escolas e universidades a partir de hoje e até 15 de março, como medida de precaução face à epidemia de Covid-19, que no país já matou mais de 100 pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) recomendou aos associados que restrinjam a presença em reuniões, viagens e participações em eventos públicos que impliquem o aglomerado de passas por causa do novo coronavírus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: