Sintra vai ter detecção precoce de fumaça no âmbito da defesa da floresta

Da Redação

A autarquia de Sintra aprovou em reunião de câmara um protocolo de colaboração com a Parques de Sintra- Monte da Lua para implementação do sistema integrado de detecção precoce de colunas de fumaça, no âmbito do sistema de proteção civil e da defesa da floresta contra incêndios.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considera “que são relevantes ações com a videovigilância ou outros meios que se revelem tecnologicamente adequados que possam contribuir para o sucesso e eficácia da rede de vigilância e detecção de incêndios”.

Tendo em vista a contenção e combate precoce de fogos florestais, a autarquia defendeu ser  eficaz a detecção de colunas de fumaça na sua fase inicial e o acompanhamento da sua evolução, como mecanismo complementar à Rede Nacional de Postos de Vigia (RNPV).

Dentre as capacidades do modo digital a serem exploradas, está ainda a captação de imagens em funções de videovigilância para detecção de colunas de fumo. A autarquia, a partir da infraestrutura existente, vai criar um sistema integrado de detecção colunas fogo.

Campanha

Ainda nesta quinta-feira, o governo português lançou a campanha “Portugal chama” para reduzir o risco de incêndios rurais graves.

O presidente da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais, Tiago Oliveira, anunciou o lançamento, com objetivo de mobilizar os portugueses para a mudança de comportamentos antes do verão chegar, sublinhando que está nas mãos de todos contribuir para um Portugal protegido de incêndios rurais graves.

“Portugal chama” é a Campanha Nacional que integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e combate aos incêndios rurais e que irá para o ar no dia 25 de janeiro, na televisão, rádio, imprensa, digital e publicidade de rua.

Segundo ele, é um apelo à ação, um desafio a cada um dos portugueses para que se mobilizem e contribuam para um Portugal protegido de incêndios rurais graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend