Semana em Portugal arranca com aguaceiros e trovoada, mas também risco de incêndio

Da Redação
Com Lusa

Os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam nesta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

OIPMA colocou também quase 30 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Faro, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Aveiro e Viseu em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial no interior e durante a tarde.

Está também previsto vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante leste nas terras altas até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro na faixa costeira e pequena descida de temperatura no litoral.

Na região sul prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da tarde.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior.

O IPMA prevê também vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante oeste nas terras altas a partir do final da tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 15 graus Celsius (na Guarda, Viseu, Bragança, Setúbal e Évora) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (na Guarda) e os 33 (em Santarém).

Açores

A Proteção Civil dos Açores emitiu um alerta para sete das nove ilhas do arquipélago devido às previsões de agravamento do estado do tempo, na sequência da aproximação de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte.

Num comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o IPMA emitiu um aviso amarelo para o grupo ocidental (Flores e Corvo) referente a precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre as 18:00 locais de hoje (mais uma hora em Lisboa) e as 09:00 de terça-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo por causa da precipitação, que poderá ser forte acompanhada de trovoada, para as ilhas do grupo central dos Açores (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial).

Aquelas cinco ilhas vão estar sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 15:00 de terça-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro, e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como a limpeza dos sistemas de drenagem e adjacentes às residências. Desaconselha, ainda, a circulação sem necessidade, tendo em conta a possibilidade de formação de lençóis de água.

“Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros”, alerta também a Proteção Civil açoriana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend