Santuário de Fátima, no Rio, abre espaço para confissões

Por Ígor Lopes
Mundo Lusíada

Berthaldo Soares, responsável pelo santuário, e Dom Orani Tempesta FOTO : Ígor Lopes

 

Há dois meses, foram inaugurados, no santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Rio de Janeiro, oito confessionários. Com instalações novinhas em folha, os confessionários são dotados de tecnologia e discrição. Senhas orientam o momento certo de se confessar. Os fiéis aprovaram as instalações, mas reclamam que falta no sanuário, ainda, um local específico para depositar objetos em cera e acender velas.

A inauguração dos confessionários aconteceu no dia 8 de fevereiro. A cerimônia que celebrou essa data contou com a presença – e benção – do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que recebeu o apoio de mais 120 bispos de todo o Brasil.

O conjunto de confessionários é acessível à cadeirantes e foi construído com isolamento acústico nas paredes e portas com o intuito de dar privacidade ao penitente. O ambiente dispõe ainda de controle digital de senhas e um vídeo na sala de espera, que orienta o fiel a fazer uma boa confissão. O ar-condicionado deixa o local com uma atmosfera agradável.

Dom Orani Tempesta, ressaltou a importância das novas instalações do santuário. “É interessante ver que aqui temos dois aspectos que juntam algo que é tradicional, como a réplica da Capelinha, com um centro de mídia, que faz já transmissões de missa ao vivo, via internet, com passos ainda maiores para o futuro. Então, essa comunicação de evangelização vai além do santuário físico. Por outro lado, vamos inaugurar hoje oito confessionários. Durante um certo tempo na igreja ficou um pouco esquecida essa questão da confissão e sempre os santuários foram locais de confissão”, esclarece o padre.

Segundo o fundador da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria – responsável pelo santuário -, Berthaldo Soares, a construção da capela no Rio teria sido resultado de um chamado divino.

“Aos 20 anos de trabalho da Tarde com Maria, fomos a Roma agradecer ao Santo Padre e a Fátima agradecer à Nossa Senhora.  E em Fátima, Nossa Senhora me deu inspiração de construir esta Capela. Eu senti um apelo muito forte no meu coração que dizia: Quero que construa uma Capela dessas no Rio. Procurei o arcebispo e ele nos deu a possibilidade de construir a Capela junto com os amigos que me ajudaram muito a chegar até a esta etapa”, conta Berthaldo.

O santuário, que se destaca por ser a única réplica no mundo da Capela das Aparições de Portugal, está localizado no Rio, na Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 900, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade. A administração do local espera colocar o Rio no circuito do turismo católico, através de peregrinações e caravanas vindas de outros municípios.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: