Roberto Leal faz show em SP e recebe título de Cidadão Paulistano

Odair Sene | Mundo LusíadaO jantar dançante com show de Roberto Leal, marcado para a Casa de Portugal de São Paulo não foi apenas mais uma apresentação. Em comemoração ao seu aniversário, na noite de sábado, 25 de novembro, o evento foi recheado de surpresas para o cantor português. Além de bolo, depoimentos de amigos e uma retrospectiva trazendo vídeos e fotos antigas, Roberto Leal recebeu o título de Cidadão Paulistano outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

No palco, o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas do Estado de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva, usou da palavra no momento de homenagem ao aniversariante, citando o cantor como um elo de ligação entre a cultura brasileira e a portuguesa. “Você sempre foi quem soube melhor interpretar a luso-brasilidade. Você, estando lá ou estando aqui, sempre fez essa ponte de sentimentos e expressou muito bem o que nós portugueses pensamos. Você é a síntese da luso-brasilidade. Temos muito orgulho de você, Roberto”, disse ao cantor sob efusivos aplausos.

O radialista Paulinho Boa Pessoa elogiou o aniversariante, e brincou com o público ao contar passagens com Roberto Leal na Rádio Capital, onde começou seu trabalho. “Entre todos os artistas, que eram todos muito importantes para mim, o Roberto Leal foi o primeiro que me convidou a jantar na casa dele”, comentou. Entre outras pessoas, a maioria de rádio, esteve no palco o apresentador do "Dia a Dia Rural" (do Grupo Band) Otávio Ceschi Jr, a cantora Perla e os promotores do evento ligados ao Buffet O Marquês, Maurinho, Rose Amaral e Leandro.

Na seqüência, Roberto Leal recebeu o título de Cidadão Paulistano, iniciativa do vereador Alan Lopes, que promoveu a entrega ao lado do deputado Arnaldo Faria de Sá. Ao Mundo Lusíada, Roberto falou da surpresa nos depoimentos e na presença de tantos amigos. “É muito difícil descrever aquilo que aconteceu”, disse. “Este título de Cidadão Paulistano me encantou porque eu tenho essa identificação tão linda com a cidade de São Paulo”, falou sobre a cidade de tantos imigrantes. “Não é em si o título, mas o momento, o reconhecimento de que nunca fomos esquecidos na família paulistana. Foi um show especial, um show único nesses anos todos”.

Sobre o público presente, o qual contou com cerca de 70% com pouca ligação às associações portuguesas, sendo grande parte de brasileiros, Roberto Leal disse que a presença desse público foi uma comprovação para ele. “Esse público brasileiro permanece há tantos anos, famílias brasileiras que se identificam com a gente, uma platéia genial”, falou citando ainda o amor que se renova a cada retorno ao Brasil. “Nos primeiros shows os pais levavam seus filhos e agora os filhos trazem os pais. Isso é muito bom, e é para nós analisarmos e sentirmos que há muita coisa ainda a ser feita”.

O evento, que teve convites vendidos ao custo de 120 reais, foi iniciado com jantar e a apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo. Super aplaudido, o grupo até ganhou espaço dentro do show principal, com dois casais atuando também com Roberto Leal. A cantora Perla também marcou um momento interessante no evento. Durante o show, Perla relatou histórias saudosas e algumas dificuldades do início da carreira, junto com o Roberto Leal, e ainda participou do show, cantando e dançando com ele. Ao final do evento, a Numatur Turismo entregou uma passagem à Portugal que foi sorteada entre os presentes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: