Presidente português envia mensagem na morte de Ruth Cardoso

Da Redação

O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, divulgou mensagem de condolência ao ex-presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, por conta do do falecimento da Dra. Ruth Cardoso.

A antropóloga foi vítima de infarto, nesta terça a noite, 24 de junho, em sua casa em São Paulo. Na segunda-feira, ela havia recebido alta do hospital Sírio Libanês onde fora internada para exames após sentir dores no peito.

Ruth Cardoso havia feito também um cateterismo no Hospital do Rim e Hipertensão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que descartou a necessidade de intervenção cirúrgica.

Natural em Araraquara, Ruth Cardoso era doutora em Antropologia, foi professora tambémde Ciência Política na Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Lecionou em universidades do Chile, Estados Unidos, França e Reino Unido e é autora de diversos livros e artigos sobre cidadania, participação política, movimentos sociais, juventude e comunicação de massa.

Segue mensagem do Presidente da República Portuguesa:

Senhor Presidente

Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do súbito falecimento de sua Excelentíssima Esposa, Dona Ruth Cardoso.

Nesta hora de grande dor e tristeza, quero, em nome do Povo português, no da minha mulher e em meu próprio, apresentar a Vossa Excelência, as mais sinceras condolências e prestar homenagem a Dona Ruth Cardoso, mulher de grandes valores humanistas, possuidora de uma admirável inteligência e delicadeza, distinta académica e Primeira-Dama, que dedicou grande parte da sua vida à promoção dos valores da solidariedade, da cidadania responsável e do respeito pela dignidade da pessoa humana.

Peço-lhe que aceite, Senhor Presidente, os sentimentos do nosso profundo pesar, pedindo-lhe igualmente que se digne transmitir à restante família enlutada a expressão das nossas mais sentidas condolências

Aníbal Cavaco Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend