Portugal é 20ª marca entre 38 países, Brasil é 21ª

 

Da Agencia Lusa

A marca Portugal é a 20ª mais atrativa em uma lista de 38 países, elaborada com base num estudo internacional, relativo ao segundo trimestre de 2007, que questionou mais de 25 mil pessoas através da internet. O Brasil aparece em 21º lugar.

A marca mais bem cotada é a do Reino Unido, seguida da Alemanha e da França. Canadá e Suíça completam o ranking das cinco primeiras. Entre as dez primeiras posições da listagem encontram-se ainda as marcas da Suécia, da Itália, da Austrália, do Japão e dos Estados Unidos.

Os últimos lugares são ocupados pela Indonésia (em 38º), Israel (37º) e Estónia (no 36º). Atrás de Portugal e Brasil, ficaram países como Rússia, China e Argentina. O estudo, realizado trimestralmente, foi feito com base em entrevistas a 25,9 mil indivíduos com idades entre 18 e 64 anos, oriundos de 35 países e registrados na internet.

Ativos culturais, políticos, comerciais e humanos O objetivo é analisar a percepção que os indivíduos têm acerca dos ativos culturais, políticos, comerciais e humanos e ainda do potencial de investimento e turismo de 38 países desenvolvidos e em desenvolvimento.

“Uma marca nacional positiva e forte é uma vantagem competitiva crucial, sendo, por isso, muito importante perceber como é que as nações são vistas pelo público”, explica a análise, adiantando que “todos os países competem uns com os outros pela atenção, respeito e confiança de potenciais consumidores, investidores, turistas, imigrantes, media e governos de outras nações”.

A percepção de uma marca nacional tem como base seis critérios: população, cultura e patrimônio, investimento e imigração, governo, exportações e turismo.

Visibilidade Segundo o Anholt Nation Brands Índex, a imagem de um país costuma andar a par e passo com a sua visibilidade, sendo que países que não são muito conhecidos, raramente são vistos como tendo uma imagem positiva.

É o caso da Noruega (14ª posição) e da Irlanda (16ª) que, "apesar de serem duas das nações mais ricas e bem sucedidas per capita – mais até do que o líder Reino Unido – são pouco conhecidas" em termos de qualidades do governo, economia ou população.

Deixe uma resposta