Número de mortes em lares de idosos baixou 98% no último mês

Da Redação Com Lusa

A semana de 08 a 15 de março foi a que registrou menos óbitos por covid-19 nos lares desde o início da pandemia, segundo a ministra portuguesa da Segurança Social, sublinhando uma redução de 98% no último mês.

Ao ser ouvida na Comissão de Trabalho e Segurança Social, juntamente com a restante equipe ministerial, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social aproveitou para “partilhar que esta semana [de 08 a 15 de março] foi a semana (…) [com] menos óbitos nos lares desde que a pandemia começou”.

De acordo com Ana Mendes Godinho, e citando dados comparativos internacionais sobre o número de óbitos na Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) face ao número de óbitos totais, Portugal “teve uma das taxas mais baixas da Europa”.

Houve “uma redução dos óbitos de 98% no último mês fruto desta mobilização de todos e fruto de programa de testagem”, disse a ministra, acrescentando que o número de surtos em lares baixou 75% no último mês.

Nesta matéria, a ministra adiantou que o programa de prevenção nos lares irá continuar com a testagem até ao final de junho, tendo já sido feitos 266 mil testes.

Já no que diz respeito à vacinação, no âmbito do programa de prevenção nos lares, os dados do Governo dão conta de que 201 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 150 mil têm já as duas doses.

“Tenho de agradecer especialmente a todos os que têm estado a dedicar a sua vida aos outros e todos os que trabalham no setor social estão diariamente a proteger os outros”, disse Ana Mendes Godinho, sublinhando que nos últimos anos o Governo triplicou a despesa com os acordos de cooperação com o setor social.

A governante adiantou, nessa matéria, que a linha de financiamento do setor social passa a ser de 227 milhões de euros e será prorrogado até ao final do ano, bem como o programa MAREES, de reforço de recursos humanos no âmbito do setor social.

Relativamente ao primeiro MAREES, criado em 2020, Ana Mendes Godinho adiantou que abrangeu 17.500 pessoas para contratação do setor social.

Disse também que a terceira fase do programa Adaptar Social +, para apoio na compra de equipamentos de proteção individual, irá decorrer ainda nesta semana.

De acordo com Ana Mendes Godinho, em 2020 houve um reforço global de 465 milhões de euros para o setor social.

A ministra anunciou ainda que está previsto um novo programa de formação para o setor social, numa parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Relativamente à testagem dos trabalhadores dos equipamentos para crianças, a ministra revelou que esta semana foram testados 40 mil funcionários.

Portugal já administrou mais de 1,2 milhões de vacinas contra a Covid-19. O marco foi atingido esta quarta-feira, segundo o Governo.

Casos
Portugal tem 90,3 casos de infecção com SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 0,84, segundo o boletim conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do INSA.

De acordo com os dados oficiais, quando analisado apenas o território de Portugal Continental a incidência situa-se nos 79,1 casos por 100.000 habitantes e o Rt em 0,80.

Estes indicadores são os critérios definidos pelo Governo para a avaliação continua do processo de desconfinamento iniciado na segunda-feira.

Em 11 de março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o Rt – o número médio de casos secundários que resultam de um caso infectado pelo vírus – ultrapasse o 1.

O último relatório sobre estes indicadores, divulgado na segunda-feira, dava conta que Portugal registava 96 casos de SARS CoV-2 por 100.000 habitantes e um índice de transmissibilidade (Rt) de 0,83. Considerando apenas Portugal continental, o índice de transmissibilidade era de 0,79 e a incidência 84,2.

Portugal registrou hoje 15 mortes relacionadas com a covid-19 e 673 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim da DGS revela que estão internados 856 doentes (menos 99 do que na terça-feira), o número mais baixo desde 11 de outubro dia que estavam internadas 843 pessoas.

Nos cuidados intensivos Portugal tem hoje 205 doentes (menos oito em relação a terça-feira), o valor mais baixo desde 22 outubro, dia em que Portugal tinha 200 doentes nestas unidades.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.671.720 mortos no mundo, resultantes de mais de 120,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.722 pessoas dos 815.570 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: