Museu do Trem mostra locomotiva da família real

Por Igor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

 

MuseuTremRJ_FamiliaReal

O público carioca conta novamente com o Museu do Trem. O local, que foi reaberto à visitação no dia 2 de abril, no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, destaca-se por contar parte da história ferroviária do Brasil. Nesta caso específico, o acervo reserva uma surpresa. Está presente a locomotiva original nº 01 do Brasil, batizada de “Baroneza” em homenagem à esposa do Barão de Mauá, Maria Joaquina Machado de Souza. Na época, a locomotiva transportava a família real na época do Império. Do lado de fora do Museu, podem-se também ver raros exemplares de locomotivas a vapor.

Os visitantes poderão visitar o interior de outros três vagões que marcaram época, como o vagão do Imperador, que transportou o imperador do Brasil, além do vagão que foi usado pelo rei Alberto da Bélgica, na década de 20, e o famoso vagão do Estado, conhecido como Vagão Presidente Vargas, utilizado pelo então presidente Getúlio Vargas em viagens oficiais.

Já os estudantes poderão ver também as maquetes de locomotivas e vagões feitos pelos alunos da ETE de Transportes Engº Silva Freire, primeira escola de ensino profissionalizante da República, que fica ao lado do museu.

De acordo com o historiador e responsável pela instituição, Bartolomeu d’ El-Rei, a visitação pública é gratuita e pode ser feita de terça à sexta, das 10h às 15h, sem necessidade de agendamento prévio.

O museu estava fechado desde a extinção da Rede Ferroviária, em 2007, quando o governo federal transferiu todos os bens móveis e imóveis de interesse histórico e cultural para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). E, em 2010, todo o acervo da extinta RFFSA no Rio foi repassado para a Superintendência carioca do IPHAN. Sendo que, em 9 de julho de 2012, o historiador Bartolomeu d’ El-Rei comandou a reativação e reabertura do museu e, desde então, começou a preparar o espaço para a visitação pública.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: