Lamego: Teatro reflete o desejo de uma nova vida cultural

Ígor Lopes, De Lamego, PortugalPara o Mundo Lusíada Online

Igor Lopes

“Eu acredito no futuro de Lamego”. Foi com este sentimento que o presidente da República, Cavaco Silva, assistiu, no sábado, à inauguração do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. O evento contou com a participação de centenas de pessoas, que encheram as ruas de Lamego para ver o arranque do teatro que promete revitalizar a vida cultural da cidade.

Segundo Cavaco Silva, o teatro de Lamego vem realçar a importância cultural e histórica da cidade.

“Este é um belo teatro que deve servir como símbolo da cidade de Lamego. Esta inauguração representa a vitória daqueles que viram Lamego como a capital cultural e histórica do Douro vinhateiro”, afirmou o presidente, que ressaltou que a reabertura do teatro vai “melhorar a qualidade de vida dos lamecenses e vai ajudar a fixar as pessoas na região”.Para o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, a cultura caracteriza-se por ser a “identidade de um povo”.

“A abertura do Teatro Ribeiro Conceição é a realização de um sonho lamecense. Recuperar este edifício com quase 300 anos de história é muito importante para Lamego”, frisou o autarca que lembrou que o objectivo é “promover Lamego como uma cidade cultural”.

Francisco Lopes aproveitou ainda a presença de Cavaco Silva para ressaltar que a região do Douro enfrenta “problemas institucionais”, como a falta de “legitimidade política” para representar a região junto ao Governo Central.

“O Douro tem hoje um atraso estrutural e problemas de política local de emprego. Há enormes assimetrias entre o interior e o litoral e sul do País. (…) Uma das apostas de Lamego é na cultura. E foi isso que fizemos com a recuperação desta sala de espectáculos que é uma das mais belas de Portugal”, comenta Francisco Lopes.

O evento contou ainda com a presença do actor Rui de Carvalho que, no passado, representou nos palcos daquela casa de espectáculos. Outros antigos actores do teatro marcaram presença na cerimónia.

A inauguração do teatro contou com projecção de filme sobre a obra e apresentação de Ballet pela academia Vila Rosa Escolas de Bailado Lamego/ Régua. Houve ainda animação de rua, pelo Novo Circo com a acção “A Ascensão de Ardínia”. Mais tarde, decorreu o concerto de abertura pela Orquestra Filarmónica das Beiras com a soprano Isabel Alcobia e o tenor João Cipriano Martins, sob a direcção do Maestro António Vassalo Lourenço.

Abertura apenas em MarçoApesar da festa de inauguração, o público só poderá ver o novo teatro de Lamego entrar em cena no próximo dia 1, com a apresentação da peça “Ibéria: A louca história de uma península”, pelas mãos da Peripécia Teatro.

No decorrer do mês de Março, a primeira programação do teatro vai privilegiar a sétima arte, com a exibição de sete filmes.

Mas o teatro reserva ainda espaço para os amantes de Jazz, com o trio Carlos Azevedo, no dia 8, além do lançamento do livro “O Crime do Cerejeiro”, de Joaquim Sarmento, no dia 15.O Balleteatro Companhia exibe o melhor da dança também no dia 15. A música é parte integrante da programação com o concerto do Coro Madrigália, no dia 22, e a apresentação no dia 29 de António Victorino de Almeida.

O dia 27 está reservado para a encenação da peça “Começar a Trabalhar”, de Samuel Becket, onde sobe ao palco o actor João Lagarto.

De 27 a 6 de Abril, o teatro de Lamego recebe a exposição “O que é o Teatro”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Teatro.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: