Influenza A: Brasil confirma 8 casos da gripe

Da Redação

O Ministério brasileiro da Saúde recebeu, no domingo 10 de maio, o resultado de mais 20 exames laboratoriais para detecção do vírus influenza A (H1N1). Destes, 18 foram descartados e dois casos foram confirmados. Ao todo, são agora oito casos confirmados no Brasil, sendo 6 com vínculo de viagens internacionais e dois autóctones (dentro do território nacional).

De acordo com o ministério, um dos casos confirmados é do Rio de Janeiro. Com este, somam três os pacientes infectados pelo vírus no Estado, sendo dois de transmissão autóctone, porém "fortemente vinculados ao primeiro" que contraiu a doença no México. Portanto, a transmissão do vírus no Brasil "permanece limitada, sem evidência de transmissão sustentada" divulga o órgão.

Os pacientes confirmados permanecem em estado clínico estável. Ainda estão sendo acompanhadas 70 pessoas que tiveram contato com os três pacientes do Rio de Janeiro. Nenhuma dessas pessoas, até o momento, apresenta sintomas, e cerca de 40 contatos já foram descartados.

O outro caso confirmado é do Rio Grande do Sul, paciente que esteve em vários países europeus (Alemanha, República Checa, Hungria, Áustria, Itália e Espanha), antes de voltar ao Brasil. Apresentou os primeiros sintomas, leves, em 3 de maio, na Itália, e viajou no mesmo dia para Madri (Espanha), onde embarcou no dia seguinte para o Brasil. Após internação, o paciente também passa bem.

"O Ministério da Saúde reitera que o governo brasileiro, assim como os demais países que registraram a presença do vírus, vem cumprindo rigorosamente as medidas de vigilância e monitoramento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, tomando todas as precauções indicadas para conter a doença, rastreando, monitorando e tratando os possíveis doentes" afirma a pasta, que tambpem segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) do sigilo na identidade dos casos confirmados, suspeitos e em monitoramento, evitando estigma social a essas pessoas.

Atualmente, sete países apresentam transmissão autóctone, ou seja, quando a transmissão ocorre dentro do próprio país. Desses, apenas dois têm transmissão sustentada: México e EUA. No Reino Unido já são 47 casos cnfirmados, sendo 23 autóctone. Na Espanha, Alemanha e Itália, os casos de infecção da gripe confirmados já somam, respectivamente, 95, 11 e 09 casos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: