II Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas aborda jardins

Mundo Lusíada

Nos próximos dias 12 à 14 de agosto, acontece o II Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casas. O evento tem como finalidade contribuir para o estudo sobre a memória dos jardins históricos no Brasil, e será promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, por intermédio do Museu-Casa de Rui Barbosa.

Entre os palestrantes que se reúnem na sede da Fundação Casa estão museólogos, arquitetos, paisagistas brasileiros e especialistas portugueses, para discutir e abordar questões sobre os Jardins Privados do século XIX. Participam também o cônsul-geral de Portugal no RJ, Antônio Almeida Lima, e o prefeito de Fafe, Dr. José Ribeiro.

O evento é aberto para profissionais da área, estudantes e público em geral, e acontece na Fundação Casa de Rui Barbosa, R. São Clemente, 134 Botafogo – Rio de Janeiro. Convistes ao custo de R$ 50,00 (R$ 25,00 para estudantes). Informações e inscrições no e-mail [email protected] ou no telefone (21) 3289-4664.

Confira a programação completa:

Dia 12 – 18h Dr. José Almino de Alencar, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa; Prof. Jerson Lima, Diretor Científico da FAPERJ; Dr. Antônio Almeida Lima, Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro; Dr. José Ribeiro, Prefeito de Fafe • 19h: Homenagem a Albino de Oliveira Guimarães, no Museu-Casa de Rui Barbosa

Dia 13 – 10h Palestra "Tradição e componentes estruturantes da arte paisagística portuguesa (séc. XVII e XVIII)", Helder Carita (historiador e arquiteto português) – Coordenação Ana Pessoa (FCRB) 11h: Palestra "A Casa Brasileira e seu entorno", Carlos A C. Lemos (arquiteto e historiador) Coordenação: Cláudia Carvalho (FCRB) • 14h30: Mesa-redonda: Natureza e espaço rural: quintas e fazendas Mediador: Carlos Fernando de Moura Delphim (Iphan) "Os jardins históricos da Quinta da Boa Vista", João Carlos Ferreira (Museu Nacional, Iphan) "O parque do barão de São Clemente e o jardim de Glaziou", Cláudio Piragibe (vice-diretor de paisagismo e jardins do Nova Friburgo Country Clube) "Os jardins do imperador", Maria de Lourdes Parreiras Horta (Museu Imperial, Iphan) • 16h: Comunicações – Mediação: Aparecida Rangel (FCRB)

Dia 14 – 10h Mesa Redonda: Natureza e espaço urbano: palacetes e casas Mediador: Carlos Terra (EBA/UFRJ) "O Solar Grandjean de Montigny e seu entorno", Piedade Grinberg. (Solar Grandjean de Montigny/PUC) "O palácio do Barão de Nova Friburgo", Magaly Cabral (Museu da República/Iphan) "O palácio do Barão de Itamaraty", Luiz Antônio Ewbank. (Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty/MRE) "Uma chácara em três tempos: do barão, do comendador e do advogado", por Ana Pessoa e Cláudia Reis (FCRB) "Marcas arquitetônicas do brasileiro na paisagem do Minho", Miguel Monteiro (Museu da Emigração e das Comunidades, Fafe) • 14h30: Palestra "A quinta da Regaleira", por João Cruz Alves, (Quinta da Regaleira, em Sintra, Portugal) Coordenação Cláudia Reis (FCRB)

16h: Comunicações Mediadora Jurema Seckler (FCRB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend