Governo prestigia portugueses que vivem fora de Portugal

 

Prêmio Talento: Fernando Ramalho agradece a Comunidade Luso-Brasileira, após receber prêmio na categoria “Humanidades” pelo trabalho desenvolvido no Lar da Provedoria Portuguesa de São Paulo.

 

Da Redação Vanessa Sene | Mundo Lusíada

O presidente do Lar da Provedoria Portuguesa de São Paulo, Fernando Ramalho da Silva, foi um dos homenageados pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, com a entrega do "Prêmio Talento" em 14 de julho, no Convento do Beato, em Lisboa.

Mafalda Mendes de Almeida, MANDALA

 

Fernando Ramalho, primeiro provedor da Provedoria Portuguesa de São Paulo, recebe (em Portugal) o Prêmio Talento em “Humanidades”.

O ex-dirigente da Casa de Portugal em São Paulo e membro fundador do Centro de Apoio aos Portugueses Carenciados foi um dos onze emigrantes portugueses homenageados em Lisboa pelo trabalho desenvolvido fora de Portugal. Ramalho Silva foi o ganhador da categoria "Humanidades", que havia recebido indicações também da professora do Canadá, Felicidade Macedo Rodrigues, e do padre da Romênia, Manuel Oliveira.

Para Fernando Ramalho, o prêmio prestigia a comunidade luso-brasileira, que sempre cooperou com as atividades e a manutenção do Lar da Provedoria Portuguesa de São Paulo. Em suas palavras de agradecimento, Ramalho parabenizou a SECP na pessoa do secretário Antonio Braga, pelo evento que prestigiou 1/3 da nação portuguesa residente fora de Portugal. Agradeceu ainda sua esposa Helenice Ramalho, pelo trabalho desenvolvido na direção do Lar, e à comunidade luso-brasileira de São Paulo que “às suas expensas sustenta a entidade”.

Durante seu agradecimento, Ramalho ainda explicou o trabalho da Provedoria, não só no Lar para Idosos (localizado no Jardim Tremembé, em São Paulo), mas também o trabalho prestado pelo Centro de Apoio a Portugueses Carenciados (com sede no Bairro da Liberdade, SP) a inúmeros portugueses necessitados de qualquer idade. Segundo ele, “este trabalho paralelo ao Consulado, certamente será um modelo para outras comunidades de emigrantes portugueses".

A SECP homenageou neste sábado portugueses residentes no estrangeiro que se distinguiram em 12 áreas, destacando-se em suas atividades profissionais, sociais, científicas, políticas, desportivas, humanitárias etc.

A noite de gala com a animação de vários artistas portugueses e internacionais, teve transmissão direta pela RTP e RTP Internacional. Entre os artistas estiveram as fadistas portuguesas Ana Moura e Mafalda Arnauth, Nuno Rezende, o angolano Bongo, a holandesa Daisy, entre outros. O evento contou com a presença de diversas autoridades como do Secretário do Estado das Comunidades Portuguesas, Antonio Braga.

Para Fernando Ramalho, a nomeação e mesmo a indicação ao Prêmio Talento foi uma surpresa, atribuindo a sua escolha ao “trabalho desenvolvido na Provedoria por toda uma equipe coesa” que ele apenas lidera.

Deixe uma resposta